A Associação Orquidófila de São Roque (AOSR) e a Prefeitura realizam neste fim de semana os últimos dias de exposição do IV Festival de Orquídeas e Plantas Ornamentais que está montado no Centro Educacional e Cultural Brasital. Quem tiver interesse em conferir as mais diversas espécies de orquídeas pode visitar local nesta sexta (31) e sábado (1º de agosto), das 9h às 20h e domingo (2), das 9h às 18h.
Apesar da chuva, o primeiro fim de semana de exposição atraiu 9 mil visitantes. Além das mais belas espécies de orquídeas, o que chamou a atenção do público foi o Jardim dos sentidos, uma nova atração do evento, que proporciona uma experiência diferente às pessoas com necessidades especiais. Nela, as pessoas especiais, por meio da ajuda de monitoria, podem explorar os cinco sentidos, paladar, olfato, visão, tato e audição.
A nova ornamentação, a presença de Associações de Goiás e das Minas Gerais também mexeu com o público, a participação de vinícolas teve boa repercussão e a inclusão de pássaros e coelhos numa ala da exposição encantou as crianças.
Com esses atrativos e a perspectiva de melhora nas condições climáticas, a expectativa dos organizadores é de que o evento receba um número maior de visitantes do que do fim de semana passado, atingindo ou aproximando da meta estabelecida, de 20 mil pessoas.
Para quem ainda não conferiu ou já visitou e pretende retornar à exposição encontrarão atrações como a venda de alcachofra e vinho, palestras gratuitas sobre cultivo de orquídeas e venda de plantas e materiais para cultivo.
Troféu transitório
Pelo terceiro ano consecutivo a AOSR de São Roque foi campeã entre as associações com o troféu transitório o que garantiu a permanência definitiva dele no município. O troféu foi criado com o objetivo de incentivar as associações a participarem das exposições. Os critérios para a posse definitiva é ser campeã três vezes consecutivas ou cinco vezes alternadas. A AOSR também garantiu o pódio na categoria “melhor espécie de orquídea” com o exemplar de Sophronitis coccínea do associado Hitoshi Tanoue.
Cerimônia solene
A abertura oficial da exposição aconteceu na última sexta-feira, 24, e contou com a presença do Prefeito da Estância Turística de São Roque, Efaneu Nolasco Godinho, do diretor de Desenvolvimento Econômico, Leodir Ribeiro, do Presidente do Sindusvinho, Cláudio Góes, do presidente da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB), Valderez Jordão; da diretora de Comunicação Social da CAOB, Erica Shiroso; do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Roque, José Luiz Marchi Camargo; do chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello e o presidente da Associação Orquidófila de São Roque, Mauricio Rodrigues Vasconcelos.
Na ocasião o Prefeito Efaneu parabenizou os presentes, os organizadores e expositores por mais uma vez acreditarem no grande potencial do evento. “Vejo o Festival de Orquídeas como uma grande família e onde há a presença da família tudo se torna mais bonito, tudo tem um valor maior e é mais fácil de acontecer o entrosamento”, destacou Efaneu não deixando de enfatizar também a importância das parcerias. “É na união com bons parceiros que trabalhamos. As coisas só acontecem porque há confiança”, frisou.
O Prefeito também recebeu as congratulações do Presidente da CAOB, por acreditar nos organizadores e por investir no evento.