24 JUL 2009
Administração Municipal pede inclusão de Hemodiálise e Fatec para São Roque no orçamento do Estado para 2010

A Prefeitura de São Roque pediu na última quarta-feira, durante a Audiência Pública realizada em Sorocaba pela Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, a inclusão de duas ações prioritárias para a região na Lei Orçamentária Anual que o Governo Estadual deve enviar à Assembléia Legislativa até o dia 30 de Setembro: a implantação do Centro de Hemodiálise na Santa Casa e a vinda de uma Fatec para o município.

Os pleitos foram formalizados via ofício do Prefeito Efaneu Nolasco Godinho ao Escritório Regional de Economia e Planejamento de Sorocaba e foram defendidos durante a plenária. De acordo com Maurício Hoffman, representante da Secretaria de Economia e Planejamento a expansão de hospitais regionais e ampliação dos serviços de alta complexidade já estão previstos no orçamento, mas garantiu que a manifestação de São Roque ficará consignada no relatório da audiência pública.

O pedido para a implantação da Hemodiálise em São Roque também recebeu apoio do ouvidor da Direção Regional de Saúde (DRS), Paulo Coelho, que reforçou a importância desta ação para aliviar a demanda do serviço em Sorocaba e Itu. “A reivindicação de São Roque é pertinente e importante para que o serviço de hemodiálise na região possa ser feito com mais tranqüilidade, principalmente para os usuários”, comentou Coelho. Os municípios: Mairinque, Araçariguama, Alumínio e Vargem Grande Paulista também enviaram uma correspondência conjunta ao Governo do Estado endossando o pleito de São Roque.

Quanto à instalação de uma unidade da Faculdade de Tecnologia no município, o objetivo da prefeitura é fortalecer sua capacidade de formação de mão-de-obra qualificada oferecendo, além dos cursos técnicos do Instituto Federal e do Centro Paula Souza, oportunidades também no ensino superior.

O orçamento do Estado de São Paulo para 2010 está estimado em R$ 118 bilhões e contempla outras ações na área do desenvolvimento econômico, infraestrutura e ações qualificadas como sociais.

Audiência Pública Eletrônica

O cidadão também pode reforçar os pleitos para a cidade por meio da Audiência Pública Eletrônica disponível no site http://www.planejamento.sp.gov.br/loa2010/index.asp  Neste endereço, o cidadão  faz um breve cadastro, escolhe a secretaria competente e pode votar nos programas orçamentários já disponíveis ou ainda deixar sugestões.