17 JUL 2009
São Roque avança e está entre as 30 melhores do Brasil no IRFS

Pelo segundo ano consecutivo São Roque figura entre as cidades brasileiras que obtiveram as melhores pontuações no ranking do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) apurado pela Confederação Nacional de Municípios, a CNM. Com o índice geral de 0,610 o município subiu nove posições na classificação nacional que engloba mais de cinco mil municípios e ocupa o 30º lugar. No ranking estadual, das 645 cidades avaliadas, São Roque conquistou seis posições e a agora é a 10ª cidade paulista entre as melhores colocadas.

O IRFS foi criado pela Confederação Nacional de Municípios para compreender e melhorar os municípios nas óticas da responsabilidade fiscal, social e na gestão pública como um todo. O índice é baseado em três indicadores: Fiscal que leva em conta questões como o endividamento, gastos públicos e superávit primário. Gestão: avalia o nível de investimentos, custo da máquina administrativa e do legislativo. E o Social que abrange os percentuais de evasão escolar, qualificação de professores, mortalidade infantil, cobertura vacinal e quantidade de consultas médicas oferecidas pelo município durante o ano. O índice geral oferece à opinião pública parâmetros simples para avaliar o desempenho das administrações municipais. Os dados são extraídos da base de dados da Secretaria do Tesouro Nacional e referem-se a dois anos anteriores ao exercício corrente.

A análise individual de cada um dos indicadores que compõem o índice geral mostra que foi o item gestão que São Roque teve o melhor desempenho. O IRFS Gestão de 2006, apurado no ano passado, foi de 0,492 e o de 2007, levantado este ano, subiu para 0,524. O IRFS Fiscal 0,709 (2006) e 0,704 (2007) e o IRFS Social 0,608 (2006) e 0,604 (2007) tiveram uma ligeira  queda, mas continuaram no mesmo patamar. A combinação de todos esses itens aumentou o índice geral que em 2007 fechou em 0,610 aumentando os 0,603 atingidos no exercício de 2006.

O prefeito Efaneu Nolasco Godinho ficou satisfeito com avanço de São Roque no ranking e atribuiu o bom resultado aos funcionários da prefeitura. “Estar entre as melhores administrações do Brasil e projetar o nome de São Roque de maneira tão positiva é mérito dos funcionários. Eles incorporaram a nossa filosofia de sempre fazer o melhor pela cidade, sem abrir mão da transparência e das responsabilidades administrativas. A população também tem um papel importante porque participa e ajuda a melhorar principalmente os indicadores sociais. Para nós que administramos a cidade e sabemos das dificuldades da área pública isso é gratificante, pois é uma prova concreta de que estamos no caminho certo”, concluiu o prefeito.