Sessenta alunos concluintes dos cursos de pedreiro, jardinagem e recreador, oferecidos durante este semestre pela Divisão de Cursos Profissionalizantes do Departamento de Desenvolvimento Econômico de São Roque por meio de convênios com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho - Sert e com o Centro Paula Souza, receberam seus certificados na noite do último dia 10 durante cerimônia de formatura realizada no CEC Brasital. O evento contou com a presença de professores, autoridades e familiares.
Foto: Litisen Pinheiro
As três turmas receberam certificados de conclusão e já poderão ingressar no mercado de trabalho com nova formação
As aulas foram ministradas de agosto a dezembro pelos professores do Centro Paula Souza e os formandos, que tem entre 30 e 59 anos, receberam benefícios como auxílio transporte, lanches nos intervalos das aulas e uma bolsa auxílio coordenada pela Sert. “Estes benefícios, sem dúvida, serviram de incentivo também para que as pessoas participassem, já que estando desempregados eles teriam algumas dificuldades para manter uma frequência no curso”, disse Vorneis de Lucia, chefe da Divisão de Cursos Profissionalizantes.
O curso de Pedreiro, que teve 24 participantes, contou com as aulas de habilidades específicas ministradas pelo professor Osvaldo Casconi e as de habilidades gerais pelos professores Cecília Costa, Paulo Eduardo Galvez Junior, Sandro Alves e Livia Arruda. “Sentimos que os alunos ficaram muito motivados a voltar a estudar com este curso. Incentivamos a voltarem para o ensino básico e participarem do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e isto já é prova do rendimento de bons frutos”, disseram os professores Cecília e Paulo.
Formaram-se no curso de Jardinagem 23 participantes, que também tiveram habilidades específicas com o professor Casconi e habilidades gerais com a professora Daniela Nardelli. “Me senti muito motivada a voltar para a escola”, disse a formanda Marilza Candido da Silva. Sua colega de classe Sheila Silva completou. “O curso foi muito amplo e ótimo, pois não aprendemos somente uma parte técnica, a maneira com a qual os professores deram as aulas de habilidades gerais fez a diferença”, disse.
As professoras Simone Silva e Roseli de Camargo ofereceram as aulas de habilidades específicas aos 13 alunos do curso de Recreação e as habilidades gerais ficaram por conta do professor Carlos Alberto de Moraes. A formanda Marcia Costa já faz planos. “Adorei o curso e pretendo prestar concurso para dar aulas. No ano que vem vou iniciar também uma faculdade de Pedagogia”, comemora. Cleuza de Oliveira destacou também a importância da boa convivência. “Além do aprendizado, com certeza aproveitamos essas oportunidades para fazer novos contatos e amigos”, comenta.
Novos cursos
De Lucia adianta que esta parceria ainda beneficiará muitas pessoas. “Observamos com os levantamentos feitos, que o preocupante não é falta de emprego, mas sim falta de mão de obra qualificada e agora com estes cursos esperamos que as demandas das empresas da região sejam atendidas”, explica.
Segundo ele, o resultado surpreendeu pela motivação vista nos grupos. “Isto nos fez ter certeza que em São Roque ainda existem muitas pessoas preocupadas e interessadas em se qualificar, mas só precisam de algum incentivo. Adianto que vamos dar continuidade a este projeto com o objetivo de oferecer mais chances de empregabilidade a essas pessoas. Vamos elaborar já no primeiro semestre uma nova grade para trazermos diversos cursos em 2010”, finaliza.