17 JUL 2009
IV Festival de Orquídeas e Plantas Ornamentais começa na próxima semana

De 24 julho a 2 de agosto acontecerá em São Roque, no Centro Educacional e Cultural Brasital, o  IV Festival de Orquídeas e Plantas Ornamentais. O evento é uma realização da Associação Orquidófila de São Roque (AOSR) em parceria com a Prefeitura do município e reunirá cerca de 1.500 exemplares de várias espécies de orquídeas. A entrada é gratuita.

O presidente da AOSR, Maurício Rodrigues de Vasconcelos, destaca que o evento trará duas novidades este ano, inclusive um trabalho de inclusão social. A primeira é o Tour Monitorado, onde os visitantes terão a oportunidade de passear pela exposição e entender as pontuações que as plantas recebem e distinguir cada uma delas. A outra novidade é o Jardim dos Sentidos, inédito no mundo orquidófilo. “Será montado esse jardim com vários tipos de orquídeas, sempre aguçando os cinco sentidos, paladar, olfato, visão, tato e audição. Tudo isso aproveitando para fazer um trabalho de inclusão social, pois teremos a participação das instituições ADAS, ADV, APACE, APAE e Refazenda monitorando o Jardim dos Sentidos com seus orientadores e alunos”, explica.

Segundo os organizadores, está confirmada a participação de 32 associações, entre elas, a do Estado de Minas Gerais que virá pela primeira vez e outra de Piracanjuba do Estado de Góias. A exposição será montada em canteiros em invés de prateleiras para dar mais vida ao ambiente.

A expectativa de público dos organizadores é bem otimista para este ano. “Desde o início do ano, vários turistas que frequentam São Roque tem nos procurado para saber as datas da exposição e acreditamos que nos dois finais de semana estaremos recebendo por volta de 50 mil pessoas”, acrescenta.

O presidente da AOSR enfatiza que este evento é bastante significativo não só para São Roque como também para a região. “O fato de a exposição ser realizada na Brasital, já é um espetáculo, mas pela cidade ter produtores de orquídeas de alto nível, voltado principalmente para o mercado de colecionadores e possuem plantas bem selecionadas e de raridade, valoriza e dá mais qualidade ao evento”, completa.

De acordo com o presidente dois desses produtores participam de exposições internacionais como a Eco Orquídeas e estiveram representando o município no 29º Anual Santa Barbara Orchid State International, na Califórnia entre 10 e 12 de julho.