Um concerto de natal emocionou o público que compareceu ao teatro de arena no CEC Brasital no último domingo, 6. Mais de 600 crianças do programa De Boca Aberta do Departamento de Educação apresentaram diversas músicas e outras atrações. Além da comunidade presente, o evento contou com o prestígio da diretora do Departamento de Educação Márcia Nunes e do chefe de gabinete Claudio Cesar.
O musical intitulado “Momentos” protagonizado por dois alunos da EMEF Maria José Schoenacher, Amanda de Assis e Guilherme de Lira, que cantaram a chegada do natal. Uma exibição de dança com o tema “Estrela” foi feita pela dançarina e atriz Vanessa Oliveira, além de apresentações musicais dos convidados especiais João Alessandro (vocal) e Rogério Nascimento (tecladista).
Foto: Nilton Lombardi/Mais Imagem
Mais de 600 crianças do programa De Boca Aberta do Departamento de Educação, apresentaram diversas músicas
Parte das músicas trabalhadas durante o ano com as crianças do projeto de formação de corais estudantis da rede municipal de ensino foi apresentada. As canções Expresso Polar, Natal todo dia, Arco Iris, Estrela, O dono da terra, O tempo de alegria e A paz completaram o repertório do concerto.
Segundo o coordenador do Programa De Boca Aberta, Rogério Alves, o desempenho das crianças neste ano pode ser visto pelo que foi desenvolvido durante o ano em cada escola. “Pudemos observar isso no trabalho das professoras, nos trabalhos apresentados e nos eventos que tiveram a participação dos alunos. As crianças estão mais criticas com mais conhecimento cultural, além de estarem mais incluídas na realidade coletiva que estão inseridas”, disse.
Alves explica que o processo educacional e os resultados artísticos também são avaliados. “Percebemos uma disciplina, atenção e concentração de todas as crianças antes e durante o evento. Isto é construído durante o processo e reflete na vida diária do aluno”, explica. Segundo ele também é notada uma importante evolução nos quesitos musicais como afinação, por exemplo. “Isto é resultado artístico. Significa que estamos caminhando a passos largos a partir de nossos objetivos que são o reforço da aprendizagem e a introdução ao mundo musical”.
Novidades para 2010
Os alunos desde a creche até o ensino fundamental II que integram os diversos projetos, de acordo com cada faixa etária, incluídos no programa De Boca Aberta, terão novidades para 2010. “Estamos planejando uma formação pedagógica musical mais específica para as professoras. Pretendemos formar mais grupos nas escolas e buscar parceria com artistas, escolas particulares e outros, com o objetivo de ampliar estes projetos”, adianta Alves.