Foto: Litisen Pinheiro
Prefeito Efaneu prestigiou o evento e elogiou o trabalho do Posto do Sebrae na cidade
São Roque saiu na frente mais uma vez nas ações de empreendedorismo e foi o primeiro município do Estado a realizar o Encontro Municipal do Micro Empresário Individual. O evento aconteceu na última segunda-feira, 16, na Associação Comercial promovido pela parceria entre o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (PAE) de São Roque, Prefeitura Municipal, Associação Comercial, Associação das Industrias de São Roque, Alumínio, Araçariguama e Mairinque (Aisam) e Sindusvinho.
O encontro, que marcou também os três anos de atividades do Posto do Sebrae no município, aconteceu no auditório da Associação Comercial e contou com a presença do Prefeito Efaneu Nolasco Godinho, do diretor de Desenvolvimento Econômico, Leodir Ribeiro; do representante do Sindicato do Vinho, Toninho Renzo; do presidente da Associação das Industrias de São Roque, Alumínio, Araçariguama e Mairinque (Aisam), Vinício César Pensa; do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), José Luiz Marchi, Rosangela Aparecida Vieira, representando o delegado José Roberto Pereira Rios do Conselho Regional dos Contabilistas e Márcio Feltrin, representando o presidente a Acia, Antonio Di Girólamo. Ao todo participaram mais de 70 representantes de diversos segmentos.
Segundo o Sebrae, o principal foco do evento foi sensibilizar os participantes sobre a importância da nova figura jurídica, criada pela Lei Complementar 128/08 que garante benefícios previdenciários aos que trabalham por conta própria , tem um faturamento anual de até R$ 36 mil. Esta Lei promete mudar a história econômica do Brasil dando a oportunidade para as pessoas interessadas formalizarem suas atividades.
O palestrante do encontro foi o consultor de Políticas Públicas do Sebrae SP, Julio Cesar Duarte que abordou todas as vantagens e condições para se tornar um Micro Empreendedor Individual. “O Sebrae orientará e auxiliará os mais de 6 mil micro empresários que se encontram na informalidade a se tornarem formais, tendo os benefícios do ISS, pagando o tributo mais baixo do País”, explica a coordenadora do evento e agente do Posto de São Roque, Maria Violeta Luebke.
As expectativas do município com a realização deste encontro é divulgar e orientar os pequenos empresários. “Vamos oferecer nossos serviços para o qual fomos treinadas e estamos capacitadas a esclarecer todas as dúvidas sobre o MEI”, comenta Luebke.
Três anos de atividade
De acordo com informações do PAE, nestes três anos a unidade em São Roque pode orientar e beneficiar muitos empresários nas áreas de turismo, comércio varejista, artesanato, alimentação, empreendedorismo, segmentos rurais e outros. “Neste período de atividade foram feitos mais de 6 mil atendimentos, dos quais 80% geraram mudanças em estabelecimentos impactando melhoria de produtividade e lucro”, diz Luebke.
O PAE aponta também que entre as mais 300 ações realizadas, cerca de 100 empresas foram beneficiadas com cursos, oficinas e palestras. “Nossa expectativa é dobrar esse número, independente de outras ações a serem realizadas, para o ano 2010 nosso desafio será focado em atender mais de 950 novas empresas recém formalizadas, conclui a agente do PAE.