O “De Boca Aberta”, programa de musicalização desenvolvido na rede municipal de ensino de São Roque, iniciativa do Departamento de Educação, foi selecionada pela Comissão Tripartite, Organização dos Estudos Iberoamericanos (OEI) e os Ministérios da Educação e Cultura a participar do Encontro Nacional de Arte/Educação, Cultura e Cidadania em Belo Horizonte (MG) entre os dias 25 e 28 de novembro de 2009.
No encontro em Minas Gerais, São Roque participará com outras cidades de São Paulo e Estados. Esta convocação Nacional tem como objetivo identificar e dar visibilidade às experiências que estão sendo desenvolvidas no campo da Arte/Educação (Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Audiovisuais), com especial referência àquelas que promovem o conhecimento das diferentes culturas e a formação de cidadãos preparados para viver em sociedades multiculturais. Na oportunidade, das 15 experiências apresentadas serão escolhidas dentre elas três. As cidades selecionadas representarão o País no Encontro Iberoamericano de Arte/Educação, Cultura e Cidadania no México no segundo semestre do próximo ano.
Para o gestor do Programa De Boca Aberta, Rogério Alves, que representará a cidade no evento em Minas, a experiência será muito importante. “Entendo que para o programa é de extrema importância a participação neste encontro porque confirma que estamos no caminho certo quanto ao conteúdo e metodologia implantada. Além de destacar a participação dos profissionais envolvidos no programa que somam suas competências para o desenvolvimento do trabalho no município”, coloca Alves.
Visita
Na sexta-feira, 6, o representante da Secretária da Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Mayall Guilayn esteve em São Roque e realizou entrevista com o gestor do programa, Rogério Alves, e questionou sobre a estrutura e o funcionamento dos trabalhos.
Logo após, Guilayn visitou alguns núcleos do De Boca Aberta como a Emei do bairro Junqueira em que assistiu uma aula da professora de música do período integral, Silvana Franco, e conversou com a capacitadora das Emeis Malu Farinas. A Emef Maira José Ferraz Shoenacker também prestigiada. Ele na companhia de Alves assistiu a um ensaio completo do coral da escola que é regido pelas professoras Arisléia e Ana Rosa. Em seguida conversou com as profissionais e a diretora da escola Enide Caiane e a capacitadora das Emefs Eliane Carvalhal e questionou sobre o trabalho do projeto de formação de corais estudantis enfatizando o trabalho pedagógico, a literatura utilizada para pesquisa e a continuidade do programa. No final da visita, Guilayn manifestou-se impressionado com toda a estrutura e com o apoio do Departamento de Educação da prefeitura.