Foto: Marcelle Parente
As crianças participaram de brincadeiras e interagiram com os atores
Alunos de escolas da rede municipal de ensino infantil e fundamental de São Roque assistiram nos últimos dias 17 e 18 na Brasital, peças teatrais com o grupo de Gigi Anhelli, apresentadora do programa infantil Bambalalão que foi destaque na programação educativa da TV Cultura nos anos 80. Gigi animou a garotada ao lado do palhaço Perereca e o músico Xyss durante o evento, que é extensivo às comemorações em homenagem ao mês da criança, celebrado em outubro.
Quatro espetáculos baseados no Projeto Brincando de Bambalalão, desenvolvido pelo grupo, foram apresentados às crianças. “A cada ciclo de espetáculos abordamos um tema. Nestes estamos falando sobre literatura e meio ambiente, contando um pouco sobre Monteiro Lobato e Manoel Bandeira, além de alertar as crianças sobre o respeito ao meio ambiente, envolvendo-as em brincadeiras com material reciclável”, conta Gigi.
Além deste trabalho interativo e de conscientização, o grupo propõe aos alunos o resgate das cantigas folclóricas. “É muito importante passar isto para as gerações e não deixar que as cantigas como Sapo Cururu, Escravo de Jó, entre outras, se percam no tempo”, disse a atriz, que também envolve o público com contação de histórias.
Incentivo ao teatro
Desde julho deste ano, cerca de 20 professores da rede municipal estão participando de capacitações em oficinas de teatro com Gigi Anheli, para que possam desenvolver esta prática com os próprios alunos. A proposta, segundo a diretora do Departamento de Educação, Marcia Nunes, é estimular mais esta atividade nas escolas. “Agora que temos diversos anfiteatros nas unidades, vamos investir nas aulas e estimular alunos e professores para a arte da interpretação. Já reforçamos o karatê, a ginástica, a dança, a música, e agora vamos incrementar o teatro também. Ano que vem a intenção é promover belos festivais”, adianta Nunes.
Gigi está otimista com os resultados apresentados pelo grupo, que tem aulas uma vez por mês. “São professores de diversas disciplinas muito empenhados e com um ótimo aproveitamento. Estou passando as técnicas de teatro para que eles possam passar isso para seus alunos. O teatro envolve, é formação e faz as pessoas pensarem de uma forma diferente. É muito importante este incentivo à produção teatral”.