A parceria entre Prefeitura de São Roque, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) traz para o município o projeto “Vá ao Cinema”, que acontecerá até dezembro com a exibição de filmes nacionais gratuitos.
Nesse projeto, em vigor desde 2007, alunos e professores da rede pública de ensino médio recebem ingressos gratuitos para filmes em sessões abertas também ao público pagante dos cinemas credenciados. Além de alunos de escolas estaduais e municipais, é solicitada a distribuição dos ingressos também à terceira idade. O projeto também está aberto para os servidores municipais.
A iniciativa percorre cidades de São Paulo que possuam salas de cinema. Nesse projeto, os cinemas se comprometem em fazer a exibição de ao menos um filme nacional inédito. O horário das sessões é feito por cada cinema. São, no mínimo, quatro filmes nacionais inéditos na cidade por mês, tendo pelo menos duas sessões diárias.
No município estão em cartaz os filmes: Grilo Feliz e os Gigantes (infantil), Ilha do Terrível Rapaterra, A Grande Família, Salve Geral! O dia que São Paulo parou e Contador de Histórias.
“Em São Roque, este projeto recebeu 10 mil alunos em outubro de 2008, 10 mil em abril de 2009 e pretende atender o mesmo número nesta nova oportunidade”, diz a representante da APAA, Gisele Cristine Barissa Vieira. Segundo ela, outras cidades do interior paulista receberam, desde março de 2008, 500 mil ingressos. “A previsão hoje é de que sejam distribuídos 190 mil”, acrescenta.
Os objetivos principais deste projeto são aumentar a oferta de atividades culturais de qualidade e formar platéias através da difusão e da exibição das produções nacionais.
Desde o dia 6 de novembro quando teve início a ação em São Roque, mais de 100 pessoas, entre idosos do Centro de Convivência do Idoso, do grupo da terceira idade do Centro de Assistência Social (Cras) Goianã e jovens do Programa Ação Jovem, tiveram acesso ao cinema gratuito.