foto: Marcelle Parente
Alunos, professores, pais, autoridades e convidados participaram da Semana de Leitura e Literatura realizada entre os últimos dias 13 e 16 pela Biblioteca Comunitária Ler é Preciso e pela Biblioteca Pública Municipal Ramal, localizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental de São João Novo, Ciclo II. As atividades foram em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro.
Na abertura das atividades, dia 13, estiveram presentes o prefeito Efaneu Godinho e a diretora do Departamento de Educação, Márcia Nunes, entre outros chefes de divisão do departamento. Na ocasião o prefeito assinou um termo de compromisso público “Prefeito Amigo da Leitura”. “Só tenho que agradecer por este envolvimento de todos com a leitura, que aproxima as pessoas, trazendo a comunidade e os pais para dentro da escola. Isto é o principal para alcançarmos estes bons resultados”, disse o prefeito.
Durante todos os dias de evento estiveram presentes alunos de diversas séries, professores e pais voluntários que contaram histórias para as crianças nas rodas de leitura, além de saraus de poesias feitos pelos próprios alunos. “Este incentivo à leitura está muito presente em nossa rede de ensino. Estamos com bibliotecas em todas as escolas e por meio de parcerias adquirindo livros frequentemente, além de contar também com o envolvimento dos pais e professores, que estão se apropriando no dia a dia desta arte de contar histórias”, disse Marcia Nunes.
No encerramento, dia 16, alguns livros foram pendurados nas árvores da praça com a abordagem “Colha imaginação, fantasia, sentimento, encantamento...”, proposto pelos organizadores. “Nossa intenção é aproximar a comunidade deste mundo fantástico da leitura, e motivar as pessoas para que façam disto um hábito”, disse a coordenadora da Biblioteca Comunitária, Sandra Camargo.
Crescimento
A Biblioteca Ramal de São João Novo “Vereador Franciso Alves Spinha”, fundada em setembro de 1998 uniu-se em 2008 à Biblioteca Comunitária “Ler é Preciso”, mantida pelo Instituto Eco Futuro e parceiros. De janeiro deste ano a setembro, o número de associados às bibliotecas quase dobrou, passando de 443 para 747. Os atendimentos aumentaram de 117 para 1061 e as consultas de 277 para 1675.