O prefeito de São Roque, Efaneu Nolasco Godinho, juntamente com o deputado estadual João Caramez (PSDB) e o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello participou na última sexta-feira, 9, de uma reunião com o secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, na sede da secretaria em São Paulo para discutir a possibilidade da cidade receber o Expresso Turístico, programa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, cujo roteiro tem como objetivo divulgar o turismo dos municípios que estão na rota da ferrovia.
Segundo Lopes, a Estância Turística de São Roque é conhecida pela produção de vinhos e de alcachofra. Cortado pela antiga estrada de ferro Sorocabana, o município tem o perfil adequado para a implantação do Expresso Turístico, que já funciona nos trajetos Luz-Jundiaí e Luz-Mogi das Cruzes. O de São Roque também sairia da Estação da Luz, na capital com destino à estação central, localizada próxima ao Morro do Cruzeiro.
Foto: Litisen Pinheiro
Prefeito Efaneu e deputado João Caramez buscam a viabilização do projeto com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos
O Expresso sairia de São Paulo pela linha Diamante (Júlio Prestes/Amador Bueno) e seguiria até São Roque exclusivamente para o percurso turístico previamente elaborado a fim de explorar três tipos de circuito: do vinho, ecológico e cultural. “É mais uma grande oportunidade de divulgar o turismo da cidade e de estimular o desenvolvimento do município”, comentou o deputado Caramez.
Para Efaneu, o projeto pode ser planejado de diversas formas e até cogitou a possibilidade de em um dos circuitos incluir um passeio de Maria-Fumaça. “A idéia é fantástica. Estamos muito empolgados com essa possibilidade e vamos fazer de tudo para concretizar este projeto o mais rápido possível”, disse.
Segundo o secretário, a implantação do Expresso em São Roque dependerá do recebimento de novas composições. “Já fizemos o pedido, só que este tipo de entrega leva algum tempo. Mas enquanto elas não chegam, já podemos discutir os aspectos práticos para a implantação, planejar os roteiros, definir a logística, buscar parceiros, entre outras coisas”, disse Lopes.
De acordo com Efaneu a proposta prevista é que até o segundo semestre de 2010 o Expresso Turístico já esteja em funcionamento. O passeio terá duração de aproximadamente duas horas. A Prefeitura também apoiará o projeto com o turismo receptivo para atender os turistas que chegarem à cidade. Por meio da parceria com operadoras de turismo, terá vans e ônibus, que desenvolverá roteiros aos principais atrativos turísticos da cidade.
Lopes destacou também que o projeto de São Roque será um dos mais interessantes pelo fato da cidade já ser conhecida pelos atrativos turísticos e por já possuir maior fluxo de turistas.
O Expresso Turístico integra o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, do Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 20 bilhões, o maior investimento em transporte público já realizado no Brasil. Além da transformação de 160 km de linhas de trem em qualidade de metrô de superfície, o Plano prevê a criação de serviços diferenciados para atenderem a demandas específicas. É dentro desse conceito que foi desenvolvido o Expresso Turístico: para aqueles que enxergam na ferrovia muito mais que um meio de transporte eficiente para os seus deslocamentos, uma excelente oportunidade para conhecer sua história, criando uma nova opção de turismo na Região Metropolitana de São Paulo.
Nos passeios, uma locomotiva a diesel, da CPTM, conduz dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60. São 174 assentos mais uma vaga para cadeira de rodas por viagem, ao todo, acomodando confortavelmente os turistas. Cada vagão conta com um agente de trem e monitores devidamente capacitados para orientarem os turistas. As viagens são realizadas aos fins de semana.