O Serviço de Vigilância Epidemiológica de São Roque (VE) em parceria com alunos da Escola Técnica Centro Paula Souza, apoiaram no último dia 2, o Programa promovido pela Ipiranga, ‘Saúde na Estrada’, voltado para os motoristas que circulam pelas estradas de sete estados do país.
A ação conjunta foi feita entre o Posto Ipiranga do Km 61,5 da rodovia Castelo Branco, seis funcionários da VE e 15 alunos de enfermagem da escola técnica, com a realização de ações preventivas de saúde para cerca de 400 pessoas, entre caminhoneiros e seus acompanhantes. Todos receberam panfletos com orientações sobre diversas doenças, como prevenir e tratar.
A VE distribuiu 2.500 preservativos masculinos, além de aplicar 180 doses da vacina de febre amarela, 265 doses da vacina dupla/adulto e 183 doses de tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola). Segundo a chefe de serviço da VE, que acompanhou o trabalho, Luzia Helena Mirim, a campanha teve uma boa aceitação no trecho. “A estrutura montada para atender os caminhoneiros foi muito boa e o fluxo de participantes durante o dia superou as expectativas da organização”, comenta.
A campanha
A campanha está sendo realizada em 70 postos Rodo Rede Ipiranga e oferece, gratuitamente, durante quatro meses, exames com teste de glicemia, pressão arterial, tipagem sanguínea e também vacinação contra febre amarela e tétano. Além disso, a Ipiranga leva informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Gripe A (H1N1) e Dengue. Os participantes ganham um kit de higiene, além de dicas para terem uma vida saudável.
A Ipiranga entrou nesta campanha em 2008, quando firmou uma parceria com a empresa Estrada Serviços, que realiza o programa Saúde na Estrada desde 2003, quando ainda era restrito ao Estado de Santa Catarina.