O Departamento de Saúde de São Roque recebeu, na terça-feira, 22, o “Prêmio Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose 2009”, concedido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo aos municípios que atingiram a meta de cura de 85% dos casos notificados.
Além da taxa de cura, para escolher os municípios, a Secretaria de Estado da Saúde também analisa o trabalho de busca ativa de novos casos, qualidade do diagnóstico, acompanhamento clínico dos pacientes e o tratamento supervisionado oferecido aos pacientes.
Em São Roque, entre abril de 2008 e março de 2009 (período de avaliação do prêmio) 34 pacientes faziam parte do Programa Municipal de Tuberculose, todos acompanhados diariamente pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica.
De acordo com a enfermeira Luzia Helena Mirim, coordenadora do Programa de Tuberculose em São Roque, o prêmio é o reconhecimento por um trabalho que não se restringe aos procedimentos técnicos e por isso é importante. “É um trabalho difícil porque não depende só do profissional de saúde. Temos que convencer o paciente de que o tratamento precisa ser feito até o final e para isso chegamos a monitorá-los na casa para ter certeza que eles realmente estão seguindo o tratamento”, explica Mirim.
Para o Diretor do Departamento de Saúde, Alexandre Marques Silveira, diante das dificuldades apresentadas, o prêmio também é um incentivo para que os profissionais continuem o trabalho que vem sendo feito. “Esse prêmio mostra que temos profissionais comprometidos e engajados, com certeza esse reconhecimento os motivará para que continuem fazendo o melhor”, observou o diretor de Saúde.
Rogério Ramalho
O prêmio foi recebido pela pelo diretor do Departamento de Saúde, Alexandre Marques Silveira, pela coordenadora do Programa de Tuberculose no município, Luzia Helena Mirim, e pelas profissionais do programa Margareth, Rogéria e Teresa
Premiação
Dos 645 municípios do Estado apenas 40 receberam o Prêmio “Qualidade nas Ações de Tuberculose”. São Roque concorreu na categoria de municípios com população de 50 a 100 mil habitantes. O prêmio foi entregue no Fórum Estadual de Tuberculose e foi recebido pela Pelo diretor do Departamento de Saúde, Alexandre Marques Silveira, pela coordenadora do Programa de Tuberculose no município, Luzia Helena Mirim, e pelas profissionais Margareth, Rogéria, Sueli e Teresa que representaram os funcionários do Departamento de Saúde.