01 JUL 2009
Vigilância ainda aguarda resultado para caso de Gripe Influenza A e paciente recebe alta

O Serviço de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde da Estância Turística de São Roque ainda aguarda o resultado do exame que confirmará ou não a suspeita de gripe A (H1N1) no município. De acordo com informações dos profissionais que monitoram o caso, o resultado deveria ter sido informado pelo Instituto Adolfo Lutz no sábado, mas devido ao grande de número de análises que o instituto recebeu diversas confirmações estão atrasadas.

Independente do resultado, a enfermeira que comanda a Vigilância Epidemiológica, Luzia Helena Mirim, esclarece que a criança que apresentou os sintomas ao voltar da Argentina na semana passada recebeu todos os cuidados preconizados pelo Ministério da Saúde e está fora de perigo. “O paciente ficou isolado durante o período de incubação/transmissão e recebeu a medicação antiviral durante cinco dias conforme determinam as normas técnicas e está de alta. A confirmação do exame agora será apenas uma informação epidemiológica Todos os procedimentos necessários foram feitos e o dia-a-dia dele volta ao normal”, assegura Mirim.

A enfermeira enfatiza que a Vigilância Epidemiológica está atenta e preparada para lidar com as suspeitas e até com os casos que venham a ser confirmados. “Precisamos da ajuda da população para informar a nossa equipe sobre pessoas que apresentem sintomas, mas não há motivo para pânico”, finaliza.