27 MAR 2023
CCR ViaOEste realiza desmonte de estruturas rochosas em São Roque nesta terça

A CCR ViaOeste realizará nesta terça-feira, dia 28 de março, um procedimento de desmonte de estruturas rochosas em São Roque. O procedimento acontecerá entre os quilômetros 02+000 e 04+300 da SPI/270 (km 60+000 ao km 62+300 na antiga nomenclatura) das 9h às 10h, como parte das obras de duplicação da Rodovia Raposo Tavares.

Durante o procedimento, tanto a rodovia quanto o viário municipal que dá acesso à rodovia nas proximidades do evento serão isolados em um raio de 500 metros em ambos os sentidos. O processo pode trazer lentidão ao trânsito da região, impactando também os horários das linhas do transporte público municipal.

Para garantir a agilidade na liberação das pistas no pós-procedimento, máquinas e equipamentos como caminhões basculantes, caminhões pipa e pás carregadeiras ficarão à postos para remoção do material residual, além da fixação de dispositivos de segurança como barreiras rígidas e equipes de sinalização que trabalharão no local.

De acordo com o Gerente Executivo de Operações da CCR ViaOeste, Daniel Daneluz, todo o esquema operacional foi pensado sobre a ótica do cliente da rodovia. “O cliente foi considerado desde a escolha da tecnologia que será utilizada para o procedimento até o horário e duração do evento”, explica. Daneluz recomenda que os motoristas e munícipes se programem para adiantar seu trajeto levando em consideração os horários em que a rodovia ficará totalmente isolada. “Para os motoristas que saem da Capital em direção à Sorocaba, e para os que que partem de Sorocaba com destino à São Paulo, a rodovia Castello Branco é uma alternativa”, orienta.

A CCR ViaOeste monitora e acompanha diariamente o tráfego local por meio de seu Circuito Fechado de TV – CFTV, ligado diretamente ao Centro de controle Operacional da Concessionária e permanece à disposição dos clientes das rodovias e munícipes através de seus canais de relacionamento com clientes como o Disque CCR ViaOeste: 0800 701 5555 e pelo whatsapp (11) 2664-6120.

Além desses canais, a Concessionária lançou recentemente um site exclusivo com atualizações a respeito das obras em andamento nas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares. Para saber mais informações acesse: www.obrasccrrodovias.com.br.

Como será feito o Desmonte

Para realizar o procedimento, a CCR ViaOeste escolheu a metodologia de fragmentação de rochas por plasma, ou Pyroblast (nomenclatura técnica), que confere menor vibração de solo, maior previsibilidade de projeção de detritos, além de ser menos agressiva que a tradicional dinamite. A metodologia de fragmentação por plasma não é tecnicamente considerada um explosivo, mas um artifício pirotécnico conforme apontamentos contidos nos relatórios técnicos experimentais elaborado pelo Centro de Avaliações do Exército – CAEx.

A desmobilização das rochas está prevista no escopo de atividades das obras de duplicação da Rodovia Raposo Tavares e é necessária para dar lugar à área que receberá novas faixas de rolamento e acostamento, permitindo, dessa forma, a construção de um novo viaduto, paralelo ao existente no km 60, na região do bairro Junqueira. A operação teve a autorização da Agência reguladora do Estado de São Paulo – ARTESP.