A Santa Casa de São Roque celebrou nesta sexta-feira 150 anos de uma linda história de dedicação a cidade. Fundada em 1873, a instituição foi idealizada pelo Comendador Manoel Inocêncio da Costa, então Presidente da Câmara Municipal de São Roque, para socorrer enfermos e necessitados, e ao longo de um século e meio, cresceu até se tornar uma protagonista da saúde em toda a região, atendendo moradores de São Roque e cidades vizinhas, como Mairinque, Alumínio, Ibiúna e Araçariguama.
Hoje o hospital vive um dos melhores momentos de sua história, com a reforma do centro cirúrgico, a revitalização dos leitos da Clínica Médica, Cirúrgica e Maternidade, além da implantação da primeira UTI pública da história da cidade, num hospital que conta com um grupo de profissionais assistenciais, técnicos, administrativos e de apoio totalmente dedicados ao amparo da população, que foram responsáveis por mais de 85 mil atendimentos a moradores de São Roque e toda a região apenas em 2022
Para celebrar esta data tão especial, o evento reuniu no hospital autoridades da Prefeitura e de instituições diversas, como a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa Estadual e o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM), responsável pela gestão da instituição. Num primeiro momento, foram apresentados os resultados obtidos no último ano do hospital, que vem se tornando uma referência na saúde estadual, com a realização de mais de 100 mil exames e 750 procedimentos cirúrgicos. Além disso, também foram realizados diversos investimentos importantes, como a transformação dos quartos da maternidade em alojamento conjunto, deixando a mãe e o bebê juntos desde as primeiras horas do nascimento, resultando em mais acolhimento e eficiência no amparo das novas mamães.
"Cerca de 1100 mães de toda região deram à luz na Santa Casa apenas ano passado, um dado que nos deixa muito felizes, pois resgata o protagonismo do hospital no nascimento dos bebês da região. Foi um ano de muitos desafios, mas também de muitas vitórias e conquistas para nossos pacientes, que seguem amparados por um grupo de profissionais sempre dedicados e que fazem jus a história desta instituição tão querida, que a 150 anos não apaga suas luzes e segue zelando pela sua população”, afirmou o diretor da Santa Casa, diz Edson Soares de Almeida, Diretor da Santa Casa de São Roque.
Após a primeira parte da cerimônia, os presentes se dirigiram a frente do hospital para o plantio simbólico de um pé de Macaná da Serra, a planta de número 150º dentre todas as que foram plantadas pelos colaboradores no entorno da propriedade do hospital, cada uma simbolizando um ano de vida desta instituição tão especial.
Após este momento, os presentes se deslocaram novamente para dentro do hospital, para a inauguração de um memorial que apresenta a ATA de fundação e as matérias comemorativas dos 100 anos, 125 e 150 anos de aniversários da instituição. Além disso, também foi instalada uma “capsula do tempo” no coração da Santa Casa, que será aberta em 2048 e contém mensagens dos presentes e profissionais da Santa Casa com o tema "O que você espera para a Santa Casa daqui a 25 anos?". O Prefeito de São Roque, o CEO do CEJAM, o diretor Santa Casa, e o representante da Câmara Municipal deixaram mensagens especiais para as pessoas que ocuparem seus cargos no futuro, encerrando uma linda cerimonia dedicada a um hospital que hoje honra seu passado, se dedica a saúde presente de seus pacientes e projeto melhorias futuras que trarão benefícios a saúde de toda a região.
“Com um ano de parceria, transformamos e salvamos muitas vidas, colocando toda nossa expertise acumulados em mais de 30 anos de história, atualmente realizando a gestão em mais de 15 municípios e 2 estados em serviços de Atenção Primária, Ambulatório de Especialidades, Parto Seguro, Serviços de Urgência e Rede Hospitalar. Um esforço conjunto de todo o grupo CEJAM e, em especial, dos cerca de 350 colaboradores que hoje atuam na Santa Casa, todos dedicados diariamente em levar acolhimento e atendimento de excelência para todos”, afirmou o CEO do CEJAM, Ademir Medina.