07 AGO 2009
Primeira-dama participa de cerimônia no Palácio dos Bandeirantes e assina convênio para geração de renda

A Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Roque, Eunice de Oliveira Godinho  participou na semana passada de um evento no Palácio dos Bandeirantes que marcou o encerramento da Campanha do Agasalho de 2009 em todo o Estado de São Paulo. A cerimônia foi comandada pela presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Monica Serra e contou também com a presença do Governador José Serra.

O evento foi realizado com a finalidade de divulgar o balanço da Campanha deste ano. Segundo dados Fussesp, foram arrecadados 23.145.000 peças desde o início da campanha, em 12 de maio, o que equivale a uma média de 300 mil unidades por dia. No 13º ano de sua realização, a campanha contou com 2 mil parcerias, 360 mil sacolas e 25 mil caixas para arrecadação em todo o Estado de São Paulo. Segundo Monica Serra houve um crescimento de 7% em comparação a Campanha do ano passado em que foram doados 21,7 milhões de peças.

Para o Governador, iniciativa promove a formação de uma grande rede de solidariedade, que se tornou a maior ação do Fussesp e envolve todas as secretarias estaduais, autarquias, fundações e parceiros da iniciativa privada. “A campanha aponta ferramentas muito eficazes na perseguição dos resultados que são, de um lado, as parcerias com a sociedade civil, com o setor produtivo e com os órgãos governamentais, e, do outro, o engajamento, essencial dos fundos sociais municipais”, ressaltou o governador.

Campanha em São Roque

Em São Roque, com a colaboração de mais de 50 parceiros e os postos de arrecadação em escolas, agências bancárias e do correios, Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Militar, Guarda Civil, Sabesp e Igrejas mais de 40 mil peças entre roupas, sapatos e cobertores foram arrecadadas durante a Campanha. A ação beneficiou cerca de 300 famílias que são cadastras nos programas sociais do Departamento de Bem-Estar Social do município.

Assinatura convênio

O evento no Palácio dos Bandeirantes também foi marcado com assinatura do convênio para repasse de recursos a programas de geração de trabalho e renda a 116 municípios. A iniciativa visa viabilizar programas sociais. A verba para cada cidade aumentou de R$ 10 para R$ 14 mil.

A assinatura ajudará os municípios a desenvolver cursos de capacitação para centenas de pessoas, dando uma nova perspectiva de sustento para suas famílias. Com esses montantes, as cidades poderão adquirir materiais como máquinas de costura, cortadeiras de tecido, secadores de cabelo e fornos, entre outros.

São Roque foi contemplada entre os 116 municípios e a verba será destinada para o projeto da Oficina de Costura “Costuarte”. A oficina será oferecida as famílias cadastradas nos programas sociais do Departamento do Bem-Estar Social.