07 AGO 2009
Efaneu reforça pedido de Fatec a Alckmin

O prefeito Efaneu Nolasco Godinho aproveitou sua participação no encontro dos produtores de vinho de São Roque e Jundiaí com o secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmim, realizado na manhã de terça-feira, 4, na sede da Secretaria de Desenvolvimento, para reforçar o pedido de instalação de uma Fatec em São Roque. A Secretaria de Desenvolvimento é o órgão responsável pela expansão das Faculdades de Tecnologia no Estado de São Paulo.

Efaneu enfatizou a necessidade de uma instituição pública de ensino superior na cidade para oferecer oportunidade aos jovens na microrregião.  “Temos uma rede de ensino infantil e fundamental bem formada, no ensino médio temos as escolas estaduais e os cursos técnicos do Centro Paula Souza e Instituto Federal, mas não oferecemos a oportunidade para estes jovens continuarem se qualificando gratuitamente, por isso uma Fatec é importante para São Roque e para a microrregião, vamos completar este caminho aqui sem que os estudantes precisem ir embora da cidade”, argumentou o prefeito.

O professor Antonio Carlos de Oliveira, diretor da Fatec de Sorocaba e também do Centro Paula Souza de São Roque, participou do encontro com o Secretário de Desenvolvimento a convite de Efaneu e justificou tecnicamente a reivindicação que vem sendo feita pelo prefeito de São Roque.  Oliveira salientou que as Fatecs são instituições de ensino que precisam estar inseridas no contexto econômico das regiões e cidades onde são instaladas e que a retomada e o fortalecimento da vitivinicultura no Estado e principalmente em São Roque formam um cenário que necessita da qualificação superior. “As Fatecs necessariamente precisam estar próximas da indústria, da produção e isso nós teremos em São Roque”, analisou.

A sugestão da prefeitura e também do diretor da Fatec é que seja implantado um curso superior para formação de tecnólogos em enologia. “O único curso superior nesse segmento está no sul do país e os profissionais de São Paulo precisam ser formados lá”, complementou Efaneu.

Pausa na expansão das Fatecs

O secretário de Desenvolvimento comentou que São Roque realmente tem o perfil adequado para a instalação de uma Fatec, incluindo o número de habitantes e o cenário socioeconômico, mas alertou ao prefeito que a instalação de novas unidades devido a demanda. Segundo Alckmin, o número de Fatecs saltou de nove para 52 nos últimos sete anos. “Muitos municípios estão na fila por uma Fatec e estamos reavaliando a expansão,  no momento a diretriz do governador é para fortalecermos as escolas técnicas”, pontuou.

Insatisfeito com a resposta, Efaneu provocou: “Ficaremos de olho para ver se as cidades maiores serão contempladas com Fatecs”.  Alckmin devolveu bem- humorado. “Nossa prioridade não são os grandes centros e pode ficar tranqüilo que São Roque está póle”, finalizou.