24 JUL 2009
Campanha de vacinação contra a raiva começa segunda-feira

O Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ) do Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque iniciará na próxima segunda-feira, 27, a Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica de cães e gatos.  A ação contará com uma equipe de quatro funcionários que percorrerão os bairros e centro da cidade com a finalidade em imunizar a maioria dos animais contra o vírus da raiva. Ao todo, durante a campanha, serão 95 pontos de vacinação e em bairros com maior população terão dois pontos em horários diferentes.

A campanha seguirá até o dia 18 de setembro e a meta do SCZ é imunizar 22 mil animais. Mesmo considerando pouco o número de felinos que são levados para vacinar, o Departamento de Saúde pretende imunizar 85% gatos este ano.

Segundo a veterinária, chefe da Vigilância Sanitária e responsável pelo Serviço de Controle de Zoonoses, Daniela Carolina Dias, o objetivo é imunizar 100% dos cães e para isso, este ano, a campanha será intensificada aos sábados (das 8h às 16h) nos bairros com maior população canina: Paisagem Colonial, São João Novo, Mailasqui, Vila Nova e Santa Quitéria. “Durante a semana muitas pessoas não conseguem levar seus animais aos postos de vacinação para receberem a dose e por isso vamos estender a campanha nesses bairros”, explica Dias.

O SCZ recomenda ainda aos donos que não levem os animais soltos pela rua. “Os cães agressivos devem além guia e coleira, estar com focinheira. Gatos devem ser trazidos em fronhas, sacos e caixas para transporte específicos que facilitem o manejo”, finaliza Wesley de Matos, profissional do Serviço de Zoonoses.

Confira programação para a próxima semana

27/7 - Praça dos Expedicionários das 9h às 12h

27/7 - Praça da República das 12h30 às 16h30