Os Serviços de Vigilância Sanitária (Visa) e de Controle de Zoonoses (SCZ) do Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque deram início a mobilização para combater a dengue no município durante o verão. O trabalho é uma orientação da Superintendência do Controle de Endemias do Estado (Sucen) para preparar as ações que devem ser intensificadas a partir de dezembro.
Durante todo o mês de novembro, o Departamento de Saúde realizou a campanha de combate do mosquito Aedes aegypti com ações em diferentes pontos da cidade e nas escolas de ensino fundamental disponibilizando materiais como cruzadinha da dengue e elimine os criadouros para colorir, para que os professores pudessem fazer um trabalho em sala de aula com os alunos. Também aconteceram exposições da casinha do certo e errado da dengue, uma maquete construída para mostrar os cuidados que as pessoas devem tomar dentro de casa, e distribuição de panfletos com orientações sobre o ciclo biológico do mosquito.
A campanha ainda contou com o projeto do selo “Casa Jóia” para identificar e certificar o comprometimento dos moradores em manter suas casas livres de criadouros.
“Toda a mobilização realizada teve como o objetivo, orientar a população para entrarmos no verão preparados para combater o mosquito e, principalmente, eliminar os criadouros”, esclarece a chefe dos Serviços de Vigilância Sanitária e de Controle de Zoonoses, Daniela Carolina Dias Groke Silva.
Foto: Litisen Pinheiro
Cerca de 500 pessoas receberam orientação de como se prevenir contra o mosquito da dengue em ação na Praça da Matriz
Na última sexta-feira, 27, agentes do SCZ reforçaram o trabalho de orientação e conscientização à população na Praça da Matriz abordando a importância de cada cidadão cuidar da sua residência. Cerca de 500 pessoas foram atendidas no estande do Departamento de Saúde. “Muitos ficaram surpresos ao conhecerem a larva do mosquito”, acrescenta Daniela.
A chefe dos Serviços de Vigilância Sanitária e de Controle de Zoonoses salienta ainda que apesar de enfatizarem à comunidade durante os 365 dias do ano sobre os cuidados e prevenção da dengue com campanhas e visita nas casas pelos agentes, é possível encontrar ainda pessoas despreocupadas em manter as casas livres de criadouros do mosquito. “Um problema que enfrentamos é que em várias casas as pessoas acham que os agentes controladores de vetores são os responsáveis pela limpeza do quintal, retirada dos objetos com acúmulo de água. Mas os agentes promovem o trabalho de orientação demonstrando como deve ser feito o serviço, a responsabilidade de retirar esse material é do morador”, alerta.
Daniela coloca que as expectativas para o verão deste ano são preocupantes para o aparecimento do mosquito no município, com dias com temperatura elevadas e chuvas constantes. Para isso intensificarão ainda mais os trabalhos de rotina, vistorias de casa em casa, pesquisa de ponto estratégicos e imóveis especiais, além de atender as reclamações.