Fotos: Marcelle Parente
Campeões exibem os troféus ao lado da comissão organizadora
Com mais de 70 participantes, o II Torneio Revelação de Xadrez Hostálio de Campos “Talico” e José A. Pezzota revelou enxadristas de diferentes idades no último domingo, 29. A competição aconteceu no São Roque Clube durante todo o dia e premiou os três primeiros colocados das categorias Livre e Sub12 com troféus, além da entrega de medalhas a todos os participantes.
Segundo a organização, foram inscritos mais de 60 enxadristas da região de São Roque, entre jovens alunos da rede municipal e particular de ensino e amantes da modalidade. Participaram também 10 enxadristas do Xadrez Clube Sorocaba, que vieram acompanhados do diretor do clube Adelino Pereira Ignácio.
As disputas foram realizadas em sistema suíço, com cinco rodadas. O ritmo de reflexão foi de 30 minutos (nocaute) mais dez minutos com relógio e nas duas categorias o campeão foi decidido pelo critério de desempate.
O campeão da categoria Sub 12 foi Lucas Matos, seguido de Mateus de Lucia e Marcos de Oliveira. Na categoria Livre levou o 1º lugar Leandro Nishimota, que teve o vice-campeão Marco Antonio de M. Junior e a terceira colocada Karen Sena. Os destaques são-roquenses foram Mateus de Lucia e Luis André da Luz que obteve a quarta colocação na categoria Livre, ficando a meio ponto do terceiro colocado no critério de desempate.
Homenagem
Elenice Viola de Campos, esposa do falecido Hostálio de Campos “Talico”, um dos enxadristas que deu nome ao torneio, participou do evento como convidada especial e também foi homenageada. “Gostei muito desta iniciativa e com certeza o objetivo do Talico está sendo cumprido, trazendo as crianças para esta modalidade e não deixando se apagar a tradição que São Roque tem com o Xadrez”, disse.
Clube de Xadrez
O torneio, que tem o objetivo de revelar novos enxadristas em São Roque e região é realizado por voluntários amantes do xadrez com o apoio do São Roque Clube e da Prefeitura de São Roque por meio da Divisão de Eventos Turísticos, Esportivos e de Lazer. “Talico e José Pezzota deram nome ao torneio, pois apoiaram bastante os jovens, sempre despertando o interesse deles para esta tradição são-roquense. Juntos estamos conseguindo reerguer o grupo e agora o próximo passo é montar o Clube de Xadrez de São Roque, que já tem o apoio garantido do São Roque Clube e da Prefeitura”, comemora a comissão organizadora.
As disputas foram realizadas em cinco rodadas com reflexão de 30 minutos mais dez com relógio