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12
12 NOV 2009
São Roque lança projeto pioneiro de educação ambiental
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O Departamento de Educação em parceria com o Instituto Lotus lançará no fim deste mês durante a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, um projeto pioneiro para a aplicação da educação ambiental em todas as suas unidades escolares. Chamado de “São Roque Sustentável”, o programa tem por objetivo fazer com que as escolas adotem atitudes “ecoeficientes” visando a redução do consumo de recursos naturais como a água, energia elétrica e a redução da quantidade de lixo gerado em cada uma delas.

Iniciado em maio deste ano, o programa vem mobilizando seus mais de 10 mil alunos e tem por objetivo atingir, já no ano de 2010, toda a comunidade. A primeira iniciativa lançada foi o projeto “Minha escola ecoeficiente”, que visa exercitar a educação para a sustentabilidade por meio de ações na rotina escolar.

Para a condução do programa nas unidades escolares, professores receberam capacitação em diversos assuntos ligados à educação socioambiental. Eles são responsáveis por conduzir as equipes de apoio, chamadas de GOTA – Grupo Organizado pela Transformação Ambiental, compostas pelos diversos parceiros da comunidade escolar – alunos, professores, pais, funcionários e outros voluntários convidados a contribuir com as ações do programa.

Como primeira tarefa para as equipes “GOTA”, três eixos temáticos foram sugeridos: água, energia elétrica e resíduos. Os membros das equipes passaram a propor atividades visando a economia dos recursos naturais e a gestão adequada dos resíduos gerados pelas unidades a partir do exercício dos ‘3Rs’ - reduzir, reutilizar e reciclar. Os demais professores das unidades escolares foram sendo mobilizados para a implementação destas diretrizes em cada uma de suas disciplinas de forma multidisclipinar. Os organizadores já preparam a segunda fase do projeto, cujo objetivo será o envolvimento da comunidade local neste compromisso público pela sustentabilidade.

Resultados

A principal diferença entre esse programa e os projetos tradicionais de educação ambiental é que os eixos temáticos trabalhados pelas escolas serão orientados pelos conceitos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU e os projetos desenvolvidos serão avaliados periodicamente sob os aspectos da eficiência e qualidade pedagógica.

Segundo o coordenador do projeto, professor Wilson de Moraes Rosa Filho os resultados já podem ser observados nas escolas. “O projeto foi implantado em 5 de junho, Dia Mundial pelo Meio Ambiente, e desde então foram desencadeadas ações de redução no consumo de energia elétrica, água e desperdício de alimentos, coleta seletiva de recicláveis, óleo de cozinha entre outros. O trabalho dos ‘Gotas’ é o de intensificar a utilização destas medidas ecoficientes levantado os problemas, buscando soluções, como fazer as medições de água (controle do consumo), verificar e apagar as luzes das salas e/ou corredores onde não exista a necessidade de se manterem acesas, propor medidas para evitar o consumo exagerado de, por exemplo, copos descartáveis, entre outras”, explica.

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