Os pacientes internados e os profissionais que trabalham na Santa Casa de São Roque não tiveram problemas com o apagão que afetou 18 estados na última terça-feira, 10. O gerador adquirido e instalado em 2006 pela prefeitura, durante o processo de intervenção garantiu o funcionamento de equipamentos médicos e também da iluminação do hospital.
Segundo a administração da Santa Casa, o gerador foi acionado automaticamente depois da queda de energia e os serviços médicos e hospitalares foram executados normalmente. Ao todo 45 pessoas estavam internadas na hora do apagão. “Somente no pronto atendimento, como cautela, priorizamos os atendimentos considerados mais graves”, comenta Marcia Cruz, diretora administrativa do hospital.
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Cláudio da Cruz, esteve no hospital durante a madrugada e constatou a tranqüilidade. “Parecia até que nada estava acontecendo. Nessa hora é que percebemos de fato a importância do gerador. Sem dúvida essa foi uma das grandes benfeitorias da administração municipal para a Santa Casa”, observou.
O gerador da Santa Casa foi instalado em 2006 no pacote de melhorias promovidas pela prefeitura que na época foi nomeada como interventora do local por determinação da Justiça. O equipamento atende toda a infraestrutura da Santa Casa e foi acionado pela primeira vez no dia do apagão quando forneceu energia das 22 às 4 horas.