31 JUL 2009
Vigilância Sanitária capacita profissionais que trabalharão nas barracas das Festas de Agosto

Mais de cem pessoas participaram durante a tarde da última sexta-feira, 24, do curso básico para manipuladores de alimentos promovido pelo Serviço de Vigilância Sanitária do Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque em parceria com a Escola Técnica Paula Souza.

O treinamento foi direcionado apenas aos profissionais que trabalharão nas barracas de produtos alimentícios durante a Festa de Agosto e teve como objetivo transmitir conhecimentos técnicos básicos referentes à manipulação de alimentos, estabelecer algumas regras de trabalho e, principalmente, esclarecer dúvidas.

Foto: Litisen Pinheiro

Higienização, manipulação e conservação dos alimentos foram os principais assuntos abordados no treinamento

O curso básico abordou as principais doenças causadas por alimentos e reforçou os cuidados com higienização, manipulação e conservação de alimentos. Os temas foram ministrados pelos profissionais da Saúde, Daniela Carolina Dias; Ândrea Regina de Camargo, que é enfermeira, trabalha na rede pública e é professora de Enfermagem na ETE Centro Paula Souza e por Rogério Eduardo Criado, também professor na ETE na área de turismo e hospitalidade com especialização em alimentos e bebidas.

De acordo com a chefe do Serviço da Vigilância Sanitária, o treinamento foi positivo e  as pessoas se mostraram bastante interessadas fazendo perguntas e tirando dúvidas. “Foi um grande bate-papo e as pessoas não ficaram só como ouvintes”, contou. “Esperamos que os barraqueiros utilizem todo o conhecimento que receberam e apliquem em suas tarefas durante a festa”, acrescenta.

Fiscalização

A responsável pela Vigilância Sanitária alerta que a fiscalização durante os dias de festa no município será bastante rigorosa como nos anos anteriores. “Trabalharemos todos os dias da festa (durante o dia e a noite), fiscalizando as barracas, veículos que transportam os alimentos e as cozinhas de apoio. “Esse ano ninguém terá desculpa, pois todas as barracas enviaram representantes  ao curso, tanto as particulares, como as das entidades e as da igreja”, conclui Daniela.