31 JUL 2009
Orientadores do Programa De Boca Aberta participam de oficina musical

Mais de 20 orientadores do Programa De Boca Aberta, iniciativa do Departamento de Educação de São Roque, participaram na terça-feira, 28, da oficina “Musicalização em Dez Passos” ministrada pelo maestro e educador musical, Moacyr Carlos Junior do município de Araraquara. O grupo é formado por professores da rede municipal de ensino infantil, fundamental e creches.

A oficina foi realizada com o objetivo de fornecer mais instrumentos para utilização da música nas escolas do município. Foram aplicadas aos orientadores conteúdos musicais utilizando o canto e o corpo como instrumento de percussão. O contudo foi desenvolvido nos dez passos musicais, canto consciente, os parâmetros do som e altura, duração, intensidade, timbre, pulso (medida referencial de duração constante), compasso, ternário, quaternário e ritmo.

Foto: Litisen Pinheiro

Os profissionais aprenderam algumas técnicas musicais utilizando o canto e o corpo como instrumento de percussão

Para o gestor do Programa De Boca Aberta, Rogério Alves, além das capacitações musicais que são ministradas aos orientadores uma vez por mês, é um ganho ter como parceiros profissionais altamente qualificados para trabalhar em projetos dentro do programa.

Alves destaca ainda que essas iniciativas tem colaborado para o avanço do Programa. “Tivemos um avanço na questão da utilização da música como recurso pedagógico, sem esquecer da questão artística. Podemos dizer que crescemos quantitativamente e qualitativamente. Dentro de dois anos avançamos de 500 alunos para dois mil e partimos de um projeto para seis dentro do Programa. Outro avanço é a gravação de  CDs  guias para auxiliar os profissionais no trabalho com as crianças e alunos”, enfatiza.

O gestor do Programa adianta também que em outubro acontecerá um festival de corais estudantis que reunirá corais do programa e convidados. “Esse trabalho acontecerá durante uma semana e no último dia pretendemos reunir todos no Ginásio Municipal para uma apresentação que homenageará os 150 anos de Villa Lobos relembrando um evento que ele fez no Maracanã”, diz.

Programa

Iniciado em 2007 apenas para os alunos 1ª a 4ª séries, o Programa atende hoje em média 2.000 alunos do ensino fundamental, educação infantil e creches da rede municipal. Os projetos desenvolvidos são: musicalização por meio do canto coral (Educação Infantil), técnica vocal para educadores, musicalização para bebês, formação de corais estudantis do ensino fundamental e musicalização para alunos das Emeis do período integral.