13 AGO 2009
352º aniversário de São Roque será celebrado neste domingo com procissão do padroeiro

O aniversário de 352 anos de São Roque será comemorado neste dia 16 com a tradicional procissão marcada para as 17 horas pelas ruas centrais da cidade, em um ato de fé que mobiliza toda a população e devotos das mais diversas regiões do país. Tapetes de rua feitos com serragem, flores e pinturas serão confeccionados para a passagem dos fiéis que carregarão no andor a imagem do padroeiro e de Nossa Senhora da Assunção. Até o dia 16, a quermesse funcionará na região central da cidade.

Na sexta-feira, dia 15 às 10 horas, será celebrada a missa de Nossa Senhora da Assunção e às 17 horas haverá também a procissão. O encerramento do Calendário Religioso no sábado será marcado com a Alvorada às 6 horas, Missa Campal às 10 horas, e se encerra após a procissão de São Roque. No dia 17 será realizada a Missa dos Enfermos às 10 horas.

Shows

Encerrando o circuito de shows que agitaram a Praça da Matriz desde o último dia 1º, os presentes contarão com as apresentações das bandas Balakubaka na sexta-feira às 21 horas, no sábado às 14 horas com a banda gospel RE 9 e às 21 horas com a dupla sertaneja Mateus Minas e Leandro e o último show no domingo será com a banda Virada do Século às 21 horas.

História

As Festas de Agosto tiveram suas origens vinculadas à fundação da cidade. Seu fundador, Pedro Vaz de Barros, devoto de São Roque, homenageou a cidade com este nome; cujo dia é comemorado dia 16 de Agosto. Desde então, elas foram ganhando importância dentro da comunidade. No final do século XIX, com o início da “Entrada dos Carros de Lenha” (onde os produtores locais ofertaram grande quantidade de lenha para que obtivesse renda suficiente para a aquisição de uma nova imagem do santo) é que elas tomaram sua forma atual, ou seja, toda a comunidade envolvida na aquisição de fundos para beneficiar os mais carentes, e conservar a igreja.