25 SET 2009
IBGE abre 30 vagas temporárias em São Roque e região para o Censo 2010

Estão abertas até o dia 6 de outubro as inscrições para processo seletivo simplificado para Agentes Censitários do IBGE. Na microrregião serão disponibilizadas 30 vagas divididas para as funções de Agente Censitário Supervisor (ACS), Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário de Informática (ACI), sendo 10 para São Roque, 9 para Ibiúna, 5 para Mairinque, 3 para Alumínio e 3 para Araçariguama.

No total são 33.012 vagas, distribuídas por todos os municípios do Brasil. Além de ACS, ACM e ACI também há vagas para as funções de Agente Censitário Administrativo (ACA) e Agente Censitário Regional (ACR). O quadro de cargos por municípios e áreas de trabalho e todas as outras informações sobre o processo seletivo simplificado podem ser conferidas no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

As inscrições poderão ser feitas pela internet ou em Postos de Inscrição nos municípios ou área de trabalho (áreas extensas e específicas das cidades) onde o candidato desejar trabalhar. A taxa de inscrição é de R$ 22,00 para as funções de ACM, ACS e ACI. Estão reservados 5% do total de vagas para os portadores de necessidades especiais. Nos municípios ou áreas de trabalho onde não existirem agências credenciadas dos Correios designadas como Postos de Inscrição haverão outros postos credenciados.

Provas

As provas, aplicadas simultaneamente em todo o pais, das 13h às 17h, no dia 6 de dezembro de 2009,  serão objetivas, com questões de raciocínio lógico, noções de informática, língua portuguesa, noções de administração (não aplicadas somente para a função de ACI) e conhecimentos técnicos (não aplicadas somente para a função de ACA).

Os locais de realização de prova serão informados a partir de 23 de novembro. O gabarito oficial será divulgado no dia seguinte à aplicação das provas. O resultado final para as três funções disponibilizadas na microrregião tem divulgação prevista a partir de 20 de janeiro de 2010. As contratações serão feitas a partir de março de 2010.

Remuneração

A previsão de execução dos trabalhos é de até doze meses para o ACR (remuneração de R$ 1.600), dez meses para o ACM (remuneração de R$ 1.150), dez meses para o ACI (remuneração de R$ 900), nove meses para o ACS (remuneração de R$ 900), e doze meses para o ACA (remuneração de R$ 760). Os profissionais ainda terão direito aos auxílios transporte e alimentação, além de férias e décimo-terceiro salário proporcionais. Para todas as funções a jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais, sendo oito horas diárias.

Exigências

Para concorrer é necessário ter, pelo menos, 18 anos de idade, ser brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado, ter concluído o ensino médio (antigo 2º Grau), estar em pleno gozo dos direitos políticos e, no caso dos candidatos do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar. É vedada a participação de servidores da Administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas e, ainda, de contratados temporariamente nos últimos 24 meses. É exigido que o candidato tenha concluído o Ensino Médio (antigo 2º grau).