Um grupo formado por quatro Guardas Civis Municipais de São Roque está sendo treinado para fazer o patrulhamento com cães. A novidade tem como objetivo ampliar o trabalho de vigilância do patrimônio natural do município, principalmente na periferia.
A primeira fase do treinamento foi realizada no domingo, 22, num centro especializado em Itapeva e outras duas etapas devem ser realizadas em Jundiaí.
De acordo com o Inspetor Chefe da Guarda Municipal, Lourival Rosa, que o treinamento é o primeiro passo para a implantação do patrulhamento com cães na cidade, depois disso haverá a aquisição dos cães. “Será mais um recurso que os profissionais da guarda terão para realizar seu trabalho”, comenta o inspetor.
A iniciativa também foi motivada pela necessidade de melhorar a condição do patrulhamento nas áreas verdes e porções de mata do território municipal. Recentemente a Guarda Municipal tem feito uma série de ações para coibir o corte ilegal de árvores nativas e invasões. “Já identificamos diversos barracos em construção nas áreas verdes nas regiões do Alpes do Guaçú, Paisagem Colonial e Vinhedos I, II e III. “O corte de árvores e a construção desses barracos caracteriza crime ambiental, vamos derrubá-los e punir os responsáveis e isso tudo será mais fácil com a ajuda dos cães”, antecipa Rosa.
O responsável pela Guarda Municipal esclarece que todas as ações nas matas estão sendo realizadas com o apoio da Polícia Militar Ambiental e são de conhecimento do Ministério Público.
Foto: Divulgação
Treinamento está sendo realizado nas cidades de Itapeva e Jundiaí