As obras de reforma e ampliação da Escola de Ensino Fundamental Barão de Piratininga, no Cambará, foram entregues a comunidade na manhã da última quinta-feira, 5, com a presença de mais de 400 pessoas, entre elas, munícipes, alunos, o prefeito de São Roque Efaneu Nolasco Godinho, a diretora do Departamento de Educação Márcia Nunes e outros representantes, a delegada regional de ensino Maria Zilda Cezaroto, diretores de departamentos e educadores, e os vereadores Antonio Marcos Carvalho de Brito e Rodrigo Nunes. A cerimônia foi realizada no novo anfiteatro da escola.
A escola teve uma área ampliada e reformada que inclui a construção do novo anfiteatro, ampliação da cobertura do pátio, construção de nova cozinha com área de serviço, depósito e banheiro, vestiários e banheiros adaptados a deficientes, construção de duas salas de aula, reforma de salas para adaptar laboratórios de informática e ciências, além da construção de biblioteca e nova sala dos professores. Foi feita pintura geral, troca de coberturas e pisos, estacionamento, paisagismo e reforma da quadra. O investimento total chegou a cerca e R$ 1,1 milhões.
Fotos: Marcelle Parente
Alunos, educadores, familiares e autoridades prestigiaram a cerimônia realizada no anfiteatro
As diretoras da escola Elenice Lemos e Rita Cunha agradeceram ao lado da chefe do Ensino Fundamental Magda Bellini o apoio de todos pela realização. “Só temos a agradecer a paciência e a compreensão de todos durante essa jornada da reforma”, disse Lemos. “Somos uma família. Lutamos muito para conseguir espaços diferenciados, como estes laboratórios e o anfiteatro que temos hoje, por isso estas mudanças são tão significativas e fazem deste dia uma vitória”, completou Bellini.
Marcia Nunes, diretora de Educação, destacou as melhorias que um bom ambiente pode proporcionar. “Quando melhoramos o espaço, também estamos tratando da idealização e realização dos sonhos de cada um que ali frequentam, e esses sonhos precisam de espaços diferenciados como este para serem realizados. O sonho está atrelado ao comprometimento e temos as oportunidades para juntos fazermos educação”, disse.
Efaneu completou destacando o envolvimento dos alunos e profissionais da educação. “É importante frisar o acolhimento dos alunos quando chegamos aqui hoje. Isto é educação e nos prova que estão tendo uma excelente formação. Durante toda a reforma todos batalharam e a escola não parou. Fico feliz de sentir que o que São Roque e a administração querem está dentro do coração de cada um, caminhando juntos”, finalizou.
Após a cerimônia os presentes assistiram as apresentações do coral organizado pelos próprios alunos e coordenadores da escola, aprenderam sobre a importância da leitura e conheceram o grupo do novo projeto desenvolvido pelo Departamento de Educação em parceria com a empresa Lotus, o Gota – Grupo de Organização e Transformação do Meio Ambiente, que faz dos alunos agentes responsáveis pela conscientização de preservar o meio ambiente, evitar o desperdício, reciclar e coibir o vandalismo. Encerrando o evento o prefeito descerrou a placa inaugural.
A nova sala de informática e a exposição feita pelos alunos foram visitadas