Foto: Litisen Pinheiro
Vinicius Camargo, além de apresentar seu CD deu seu testemunho aos profissionais sobre importância da educação na música
Como parte do trabalho de formação dos profissionais do Programa De Boca Aberta, iniciativa do Departamento de Educação da Prefeitura de São Roque, foi realizada apresentação do músico Vinícius Camargo, de Cotia, na Associação Comercial na terça-feira, 2. Cerca de 80 profissionais participaram do evento. “A idéia de promover o evento foi para ampliar o repertório de conhecimento musical dos profissionais integrantes do Programa De Boca Aberta”, enfatiza o gestor programa, Rogério Alves.
Camargo apresentou seu CD com o show “Se eu pudesse escrever no papel...”, que aborda as impressões que a educação deixou na sua vida na sua época em que era estudante. No repertório, Música Popular Brasileira (MPB) e composições próprias.
Durante o show, Camargo fez comentários de frases de professores que foram referências na sua vida e mostrou como a educação teve um papel importante na sua carreira como músico. “Acredito que isso serve como reflexão também para a atuação dos profissionais para ampliar o repertório e apresentar outros estilos para as crianças do programa”, salienta Alves.
Para a orientadora do coral da escola Gabriel Pizza, essas iniciativas são fundamentais para a formação do profissional na música. “Nunca tive experiência nesta área e pude aprender muita coisa com essa oportunidade que me fez crescer bastante. Além da potencialidade dos alunos, que nos ensinam também a cada ensaio, a partir da capacitação a minha visão evoluiu para esse trabalho”, coloca.
A capacitadora das crianças de educação infantil, Malu Farina, salienta que a música vem sendo colocada como uma grande ferramenta para os educadores de uma maneira muito acessível. “Eles acreditaram e perceberam que podem fazer música. Amadureceram como profissionais e o resultado tem sido maravilhoso”, ressalta.
Segundo Alves, nestes dois anos de implantação do Programa De Boca Aberta houve uma evolução bastante significativa e a cada trabalho apresentado tem surpreendido.
Programa
Iniciado em 2007 apenas para os alunos 1ª a 4ª séries, o Programa atende hoje cerca de 7.000 alunos do ensino fundamental, educação infantil e creches da rede municipal. Os projetos desenvolvidos são: musicalização por meio do canto coral (Educação Infantil), técnica vocal para educadores, musicalização para bebês, formação de corais estudantis do ensino fundamental e musicalização para alunos das Emeis do período integral.