Já está funcionando a nova central de monitoramento por câmeras implantada pela Prefeitura da Estância Turística de São Roque. O novo espaço montado em parceria com a Associação Comercial e com a ONG Instituto Pró- Cidadania de São Roque será voltado para a segurança e também para a fiscalização do trânsito no centro da cidade.
A nova central atende a uma reivindicação dos comerciantes e utilizará as sete câmeras já existentes e instaladas pela ONG e pela Associação Comercial. A prefeitura investiu em um software e melhorou a estrutura de transmissão de dados que agora são enviados por meio de uma rede sem fio para um computador que recebe as imagens em tempo real e ainda permite a gravação 24 horas por dia. “Inicialmente trabalharemos com as sete câmeras, mas existe a intenção de ampliar a quantidade, inclusive com câmeras de movimento e zoom”, antecipa Reynaldo Perazzolli, diretor do Departamento de Informática da prefeitura.
Foto: Litisen Pinheiro
Nova estrutura montada pela prefeitura permite a gravação de imagens 24 horas por dia
O monitoramento das imagens será realizado por funcionários da Divisão de Trânsito que além de relatar as ocorrências às polícias também vão acompanhar as condições do tráfego para dar suporte aos agentes de trânsito. Para o chefe da Divisão de Trânsito, Durival Cantamessa, o recurso das câmeras deve dinamizar o trabalho dos agentes. “Com uma visão geral do que acontece nas ruas centrais, teremos condições de orientar os agentes para agirem mais rápido”, analisa Cantamessa.
Monitoramento nas escolas
Além do serviço de vigilância por câmeras no centro da cidade, a prefeitura também tem investido na instalação em sistemas de monitoramento em algumas escolas municipais. Atualmente, as escolas de Ensino Fundamental Bernardino de Campos, Maria Aparecida na Vila Nova e Joaquim da Silveira Santos no bairro Juca Rocha já possuem câmeras de segurança em funcionamento. A previsão da Prefeitura é de que, em breve, todas as unidades escolares sejam equipadas com o recurso.