08 FEV 2024
CULTURA
Festival de Marchinhas de São Roque Celebra a Criatividade e a Alegria do Carnaval

No coração de São Roque, o Salão Darcy Penteado, no CECT Brasital, tornou-se o epicentro de uma festa animada e cheia de ritmo durante três dias consecutivos, como o palco do tão esperado 2º Festival de Marchinhas. Este evento chegou a sua nova edição como uma grande celebração da música carnavalesca, levando alegria para todos e mostrando a diversidade e qualidade dos compositores e interpretes de toda a região.

Contando com vinte e duas marchinhas selecionadas, o festival ofereceu aos espectadores uma rica tapeçaria de ritmos e temas. Desde questões contemporâneas como empoderamento feminino e política nacional, até homenagens aos personagens históricos e ao amor à festa, as composições mostraram a versatilidade e a profundidade da música carnavalesca.

O evento não apenas atraiu talentos locais, mas também recebeu inscrições de várias partes do país, demonstrando o alcance e o apelo cultural do Carnaval e das marchinhas brasileiras. De Sorocaba a São Paulo, de Tatuí a Pernambuco, o festival trouxe um verdadeiro mosaico da diversidade cultural do Brasil.

Ao longo dos três dias de festa, os participantes foram acompanhados pela Incrível Banda, responsável pelos arranjos que deram vida às composições, enquanto o grupo Despirocadas, de São Luiz do Paraitinga, fez uma apresentação especial no último dia, trazendo o charme e a tradição das marchinhas de carnaval.

O ápice do festival veio com a premiação dos destaques. Os vencedores foram agraciados com reconhecimento por sua criatividade, interpretação e carisma. Confira os vencedores da 2ª edição do evento.

• Melhor Caracterização: "Bota pra Poder" - Mafê Vieira e Edu Capello (São Roque)

• Melhor Intérprete: Natália Pavan (Carnaval dos Anjos/Cris Bosch) (São Paulo)

• Júri Popular Troféu Iberê do Morro: "Mundo Carnaval" (Carlos César) - Inter. Valéria Oliveira e Kidão Evolução (São Roque)

• 3º Lugar: "Eros" (Milena Zavarize e Cia. de Eros) - Inter. Milena Zavarize e Cia. de Eros (São Roque)

• 2º Lugar: "Marcha das Bundas" (Raí Freitas) - Inter. Andô (São Luiz do Paraitinga)

• 1º Lugar: "Bota pra Poder" (Mafê Vieira e Edu Capello) - Inter. Ariane Moraes e Mafê Vieira (São Roque)

O 2º Festival de Marchinhas não só marcou o início oficial do Carnaval 2024 em São Roque, mas também destacou o compromisso da Prefeitura Municipal em promover a cultura e celebrar a alegria que permeia essa época do ano. Com um público entusiasmado e talentos excepcionais, o evento deixou uma marca indelével na história da cidade e confirmou a importância das marchinhas como uma expressão vibrante da identidade cultural brasileira.