27 ABR 2024
Exposição Darcy Penteado: Rumo aos 100 anos estreia neste sábado na Brasital

No próximo dia 27 de abril, das 15 às 18 horas, o Centro de Educação, Cultura e Turismo (CECT) Brasital será palco da inauguração da aguardada exposição "Darcy Penteado: Rumo aos 100 anos". Promovida pelo Movimento de Arte Teia, com o apoio da Divisão de Cultura da Prefeitura de São Roque, a mostra tem como objetivo não apenas celebrar a trajetória do renomado artista brasileiro Darcy Penteado, mas também iniciar uma caminhada rumo ao seu centenário, que será comemorado em 2026.

Com a curadoria de Oscar D’Ambrosio e Jaqueline Ferreira, a exposição apresentará obras restauradas por Magali Nogueira, trazendo à luz a genialidade e a diversidade artística de Penteado. Este evento, que estará aberto para visitação do dia 27 de abril até 28 de maio, das 9h30 às 16h diariamente, oferecerá aos visitantes uma oportunidade única de mergulhar no universo criativo deste ícone das artes plásticas brasileiras.

Regina Helene de Oliveira O’ Reilly, fundadora do Movimento de Arte Teia, expressou sua motivação e visão para esta exposição singular. "O Movimento de Arte Teia foi criado com o propósito de descentralizar a arte dos grandes centros urbanos, tornando-a acessível a todos", afirmou Regina. "Ao unir forças com o coordenador geral Luiz Cláudio Campos de Oliveira, idealizador do evento 100 anos de Darcy Penteado, pretendemos não apenas antecipar as celebrações, mas também difundir a obra e o legado deste grande mestre."

Além das obras do próprio Darcy Penteado, a exposição contará com contribuições de diversos artistas vinculados ao Movimento de Arte Teia, provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e outras regiões do país. Entre os artistas participantes, destaca-se o talentoso Vinícius Tanzi, convidado especial que enriquecerá a mostra com sua expressão artística singular.

A iniciativa do Movimento de Arte Teia, em parceria com a comunidade artística e cultural de São Roque, visa não apenas enaltecer a figura de Darcy Penteado, mas também promover o desenvolvimento da arte e da cultura local. Como destacou Regina Helene, "Nossa aspiração é fazer de São Roque um exemplo de cidade onde a arte, a cultura e o meio ambiente sejam pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

A exposição "Darcy Penteado: Rumo aos 100 anos" representa, portanto, não apenas uma homenagem ao artista, mas também um convite para uma jornada de descoberta e valorização da arte e da cultura em São Roque e além. A equipe toda do Movimento Teia trabalhou muito com a esperança que a iniciativa pudesse inspirar e enriquecer a comunidade local e todos aqueles que o visitarem.

A equipe de organização: Adriana Montenegro, Alexandra Cavassana, Ana Maria Reis, Bella Zubbelis, Cecilia Rodrigues, Cheli Urban, Cibele Pilla, Denise Campinho, Gui Oliveira, Jaqueline Ferreira, Laura Bonfá Burnier, Lia do Rio, Márcia Cavalcanti, Miro PS, Paulo Mazzaro, Regina Helene, Rosangela Soares Pinto, Rosiani Soares, Rosi Baetas, Sandra Fioretti, Silvia Marchetti, Sônia Guaraldi