13 FEV 2021
Vigilância Sanitária e Guarda Civil de São Roque interditam clínica de idosos clandestina

A Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal de São Roque interditaram uma clínica de repouso de idosos que atuava de forma clandestina na região do bairro do Caetê. Agentes da vigilância descobriram sobre o local através de uma denúncia e estiveram no estabelecimento, juntamente com a GCM, na terça-feira, dia 9, para realizar uma vistoria nas suas dependências.

A clínica não possuía a documentação exigida para o seu funcionamento, além de atender de forma precária 16 idosos, entre homens e mulheres, não oferecendo a estrutura necessária para atender estes pacientes, que viviam em condições insalubres e sem a alimentação adequada. Uma das senhoras que foi encontrada no local tinha 103 anos.

Além disso, nenhum dos idosos no local havia sido testado para coronavírus ou vacinado contra covid-19, ação que tem sido realizada de forma gratuita pela Prefeitura de São Roque. Agentes municipais se dirigiram a diversas clínicas para realizarem a imunização dos idosos, porém como o estabelecimento era clandestina, ele não constava nos registros municipais e seus responsáveis não entraram em contato com a prefeitura solicitando a vacinação.

Com a constatação das transgressões no local, o estabelecimento foi autuado e os responsáveis também foram notificados para que, em 48 horas, contatassem os familiares dos idosos para que eles pudessem ser reintegrados as suas famílias.

Com o fim do prazo, na sexta-feira, dia 12, a Vigilância Sanitária e GCM voltaram ao local, desta vez acompanhados do Departamento Jurídico e da Assistência Social da Prefeitura de São Roque, para verificar se as ações determinadas haviam sido cumpridas pelo estabelecimento. Após avaliação das dependências, foi constatado que as condições precárias continuavam e que apenas 1 idoso havia sido retirado do local.

Os Idosos que ainda não tinham sido reintegrados as suas famílias foram testados contra a covid-19 pela Vigilância Epidemiológica e encaminhados para uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI).

A clínica foi oficialmente interditada, lacrada e diante das transgressões, um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de São Roque sobre o caso.

Denuncie

A participação da população é importante para auxiliar a vigilância sanitária a identificar transgressões como as que foram registradas. O munícipe que quiser realizar uma denúncia a vigilância sanitária pode entrar em contato através do telefone (11) 4784-4894 ou do e-mail visa@saoroque.sp.gov.br.  A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024