19 AGO 2023
EDUCAÇÃO
Funcionários e professores da rede de ensino de São Roque realizam formação em atendimento de primeiros socorros
Na última segunda-feira (14), cerca de 140 profissionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, que participaram de um curso teórico-prático de primeiros socorros. A ação foi realizada pelo Instituto CEJAM, braço socioambiental do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, em parceria com os Departamentos de Educação e Saúde da Prefeitura de São Roque e
ministrado por enfermeiros com atuação em renomados serviços de saúde da região e instrutores da Escola CEJAM.

Com carga horária de 3 horas, o curso ofereceu aos participantes um rico conteúdo programático que abordou os principais temas do assunto, como noções básicas no cuidado com sangramentos, entorses, fraturas ósseas e choque; técnicas de reconhecimento dos sinais da parada cardiorrespiratória; técnica de reanimação cardiopulmonar; utilização do desfibrilador externo automático; e desobstrução de vias aéreas.

"O profissional de educação do município teve hoje a oportunidade de entender quais são os princípios voltados aos primeiros socorros, que lhe permitem prestar assistência de forma contínua aos alunos no âmbito escolar, entendendo que é de sua responsabilidade o atendimento inicial e o encaminhamento deste aluno a uma unidade hospitalar ou até mesmo até a chegada do socorro, como SAMU, Bombeiros e outros serviços de emergência", explicou Wagner Soares Fonseca, enfermeiro e professor da Escola CEJAM.

Com a ação, o Instituto CEJAM acredita dar um passo importante na programação de implantação de pautas relacionadas à saúde na educação. “Essa oportunidade de termos contato com os profissionais de educação da cidade nos deixa muito satisfeitos, já que são os agentes de transformação principais na realidade de crianças e jovens. O Instituto tem muito a oferecer à cidade de São Roque, e o sucesso dessa iniciativa, que é de extrema importância para a rotina escolar local, só demonstra o quanto já deu certo essa parceria de sucesso entre CEJAM e São Roque”, declarou Marceli Fradeschi, gerente do Instituto CEJAM.

Em visita recente à cidade, a gerente, acompanhada pelo Dr. Renato Tardelli, diretor técnico do CEGISS (Centro de Gerenciamento Integrado de Serviços de Saúde), reuniu-se com representantes dos departamentos de Saúde, Educação e Vigilância Epidemiológica. Entre os temas definidos para a programação está o combate à sífilis, ação planejada para ser executada tendo como público-alvo alunos do ensino fundamental e médio da cidade.

Natan Wallace, 26 anos, é inspetor na Escola Professora Maria José Ferraz Schoenacker (Portal do Guaçu) e acredita ser imprescindível ter conhecimento em técnicas de primeiros socorros para o cotidiano de trabalho. "Cursos como esse são de extrema importância para os profissionais de educação de primeiro contato com a criança, pois podem evitar que um acidente simples se torne algo mais grave, como o engasgo, que foi uma das noções que aprendemos aqui hoje", explicou o jovem.

Já para Ketlyn Caylaine, 19 anos, cuidadora de crianças com deficiência na EMEF Rutte Rodrigues de Carvalho (bairro do Mirim), "As crianças são o bem mais precioso dos pais e de toda a família, e como nós estamos todos os dias com elas, e às vezes por mais tempo que a própria família, torna-se muito importante saber, principalmente nas creches, sobre questões como o engasgamento, entre outros assuntos, para não perdermos alguma criança", disse a cuidadora.