05 JUL 2023
Evento apresenta nova safra do Vinho e Espumante Agroecológico de São Roque
Depois de cinco anos de pesquisa, dedicação e o olhar sempre voltado para o desenvolvimento de novas potencialidades para o setor da vitivinicultura, São Roque realizou na última quinta-feira, dia 29, o evento de apresentação do primeiro vinhedo orgânico da cidade e das novas variedades do Vinho e Espumante Agroecológico produzido no município.

A ação contou com a presença de representantes da Prefeitura de São Roque, do Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (SINDUSVINHO), do Instituto Federal de São Paulo (campus São Roque) e da URPD da APTA (Unidade Regional de Pesquisa e Desenvolvimento de São Roque da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), órgão ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

O desenvolvimento das uvas orgânicas e do Vinho e Espumante Agroecológico, é fruto de uma ampla frente de pesquisa e desenvolvimento envolvendo as quatro instituições, resultando num projeto inovador e que traz um novo frescor a um dos produtos mais conhecidos de São Roque. A uva escolhida para esta segunda fase da pesquisa foi a IAC Ribas, que apresentou um resultado muito positivo na produção do vinho tranquilo e teve um grande destaque na produção do espumante da uva IAC Ribas, afirmando que a cidade de São Roque tem condições de ter uma produção orgânica de vinhos, sucos e espumantes.

O objetivo do projeto é valorizar ainda mais o que é produzido nas terras são-roquenses e visa atender a demanda dos produtores rurais do município, que querem aumentar o cultivo de uva, aliado a demanda do mercado consumidor por produtos mais sustentáveis. A parceria foi viabilizada em 2017 entre a Secretaria de Agricultura e a Prefeitura de São Roque e ganhou a adesão do Sindicato da Industria do Vinho e do Instituto Federal, envolvendo os alunos e professores do curso de enologia. A área delimitada para o experimento foi de 0,3 hectares e fica na estação experimental fundada há mais de 94 anos como sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Com a tendência de cada vez mais buscar a sustentabilidade e o consumo mais racional dos recursos naturais, como água e solo, e a segurança alimentar do consumidor, a realização deste projeto abre oportunidades de novos mercados e oportunidades para os vinicultores, a conclusão do projeto do Vinho Agroecológico se torna um marco para o setor na cidade de São Roque.

Neste primeiro momento o Vinho e o Espumante Agroecológico segue ainda em fase de desenvolvimento e registro. O evento de apresentação aconteceu no dia 29 de junho, na Vinícola XV de Novembro, em São Roque e teve a presença das entidades envolvidas e convidados.