29 SET 2022
Coleta de informações do Censo 2022 segue até 31 de outubro
Desde o dia 1º de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza uma das maiores operações censitárias do mundo. O Censo Demográfico 2022 terá coleta de informações até o dia 31 de outubro e a coordenação local ressalta a importância da população receber os recenseadores nos domicílios para garantir a integridade do trabalho. Em São Roque, milhares de residências serão visitadas.

Os recenseadores estarão vestindo colete azul marinho, com logotipo do IBGE, além de portarem crachá de identificação. Eles serão orientados a não pedir para entrar na residência, já que tudo poderá ser feito do portão. Além disso, os funcionários seguirão todos os protocolos de higiene, usando máscara e álcool em gel. O morador poderá confirmar a identidade do mesmo através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país. Além de identificar a população por sexo e idade, o Censo hoje traz um questionário completo, que segue rigorosamente as recomendações da ONU.

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

Neste ano os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário on-line, caso não queira responder a pesquisa presencialmente. Após uma visita inicial obrigatória, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. Será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário através de um computador, tablet ou celular.