12 AGO 2022
Prefeitura lança programa Sorriso Para Todos nas escolas da rede municipal

O Departamento de Saúde, em parceria com o Departamento de Educação de São Roque, realizou nesta quarta-feira (10) o lançamento presencial do programa Sorriso Para Todos, que visa promover a importância do cuidado bucal desde a infância. O projeto foi lançado em 2021 e já vinha realizando diversas iniciativas, como as ações orientativas nos bairros e na Feira Permanente, porém esta quarta marcou um momento importante do projeto, que agora também entra nas salas de aulas.

O lançamento da iniciativa nas escolas aconteceu na EMEIF Escola Antônio Cavaglieri, na região do Pavão, onde os alunos da Educação Infantil ao 5º anos puderam assistir a um teatro de fantoches com uma atividades lúdicas, onde as crianças incorporam informações importantes de saúde bucal, realizando também a escovação e recebendo um kit com escova, pasta de dente e fio dental. Já para os alunos do 6 º ao 9º, participaram de uma palestra educativa com diversas informações como, por exemplo, o que é a cárie, o que é a doença periodontal, entre outros pontos importantes.

A cirurgiã-dentista e gestora do programa, Dra. Thaiza Kono, explica que “este projeto é de extrema importância, pois com o apoio da escola conseguimos fazer uma abrangência maior. A ação é uma iniciativa do Serviço Integrado de Saúde Oral (SISO), chefiada pelo nosso coordenador Dr. Luciano Furbino, que nos incentiva a trabalharmos sempre com a prevenção da saúde, pois quanto mais prevenirmos, menor o número de tratamentos. A ideia é que, no futuro, essas crianças sejam adultos com uma boa saúde bucal”.

As atividades do Sorriso Para Todos serão levadas para todas as escolas municipais, num projeto continuo onde as instituições receberão a visita das equipes de saúde pelo menos uma vez ao ano e onde serão entregues cerca de 8 mil kits de higiene bucal até dezembro deste ano e 12 mil até o final de 2023.

“Ações como esta são importantes pois permitem que nossos alunos incorporem hábitos saudáveis ao seu dia a dia, transformando o ambiente escolar num local que, além de contribuir para o desenvolvimento intelectual, também ampara a saúde dos alunos. Agradeço aos nossos profissionais de saúde pela parceria, que busca o melhor para nossas crianças”, afirmou a Diretora de Educação, Dircelene Segura.