24 MAR 2020
Saúde registra primeira notificação de óbito por suspeita de coronavírus, em morador de São Roque

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal recebeu, nesta manhã (24) a primeira notificação de óbito para morador de São Roque.

👉CONFIRA NOTA EMITIDA PELA SANTA CASA

Sobre o óbito de um homem ocorrido hoje, 24.03.2020 na Santa Casa de São Roque, temos a informar:

Hoje, às 0h10, um homem de 71 anos, deu entrada na emergência do hospital trazido pelo Resgate 192 com queixa de fortes dores na coluna. O paciente possuía várias comorbidades, inclusive histórico de cirurgia cardíaca. Na admissão, o paciente não apresentava dificuldades respiratórias e febre. Estava com o nível de consciência normal.

O paciente foi examinado pelo plantonista, sendo realizado exames laboratoriais e de raio-x, ficando em observação no hospital.

Às 6h, o paciente apresentou um quadro repentino de dificuldade respiratória e rebaixamento do nível de consciência evoluindo rapidamente para um quadro de insuficiência respiratória. Foram realizadas todas as manobras de reanimação cardíaca e pulmonar, porém, sem sucesso.

Tendo em vista a mudança repentina do quadro de saúde com piora da função respiratória, a Santa Casa notificou o Serviço de Vigilância Epidemiológica e enviou o material coletado para análise do Instituto Adolfo Lutz, seguindo os protocolos instituídos para esta pandemia.

IMPORTANTE: o caso é considerado suspeito de COVID-19 até o resultado do exame ser liberado pelo Instituto Adolfo Lutz.

Mesmo sendo suspeito, devemos seguir os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e Secretária de Estado de Saúde de São Paulo.

O Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque já desencadeou as providencias complementares e não há motivo para pânico. A recomendação é de que as pessoas permaneçam em suas casas em isolamento social.

Assim que o Instituto Adolfo Lutz liberar o resultado ele será comunicado oficialmente pelo Departamento de Saúde da Prefeitura.

A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Saúde, lamenta o fato e solidariza-se à família.

👉👉Outro caso

Ontem, um sitiante de São Roque, de 68 anos, que, segundo a esposa, possuía residência em São Paulo, faleceu num hospital da capital paulista. O caso não foi notificado e nem contabilizado no Município.