09 AGO 2019
Departamentos da Prefeitura de São Roque realizam testes de saúde em “moradores de rua”

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II, do Departamento de Saúde e o Abrigo Institucional, do Departamento de Bem-Estar Social, ambos da Prefeitura de São Roque, realizaram no dia 31, mutirão preventivo para detecção de doenças infectocontagiosas nas pessoas que vivem em situação de rua.

Os testes rápidos para detecção de Hepatites B e C, Sífilis e HIV/AIDs foram aplicados em 25 pessoas, que aceitaram o atendimento.

A abordagem e entrevistas foram aplicadas pela psicóloga Eliana Carvalho e pela enfermeira Luciana Freitas. “São doenças silenciosas que, quanto mais cedo diagnosticada, menores são as chances de contágio e maiores as de tratamento”, diz a enfermeira.

A ação para detecção de Hepatite integrou a Campanha “Julho Amarelo”, de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença que afeta o fígado.