MapaTelefone para contato:

Serviços e Diretorias

31/05/2019 às 11:44:00
Projeto Buzum levou lazer e cultura a mais de 350 alunos da Rede Municipal

Mais uma vez o projeto BUZUM trouxe lazer e cultura a São Roque.  O município recebeu o ônibus-teatro itinerante para um público superior a 350 alunos das escolas da rede municipal: CMEI GUALBERTO RODRIGUES DE ARAUJO e EMEF RABINDRANATH TAGORE DOS SANTOS PIRES localizadas no bairro do Carmo, como parte das atividades complementares do Programa Caminhos para a Cidadania voltados para alunos dos 4ºs e 5ºs anos dos anos.

O Projeto BUZUM tem o apoio do Instituto CCR e patrocínio da CCR ViaOeste e CCR Rodoanel, concessionárias fiscalizadas pela ARTESP (Agência de Transportes do estado de São Paulo) e Ministério das Cidades, sob a coordenação de Daniela Fernanda Rolim responsável pelas relações institucionais e de comunicação da CCR levando gratuitamente o encanto teatral de forma bem diferente do teatro fixo convencional, onde as pessoas é que vão até o teatro. Tem por objetivo ampliar a ação de educação para o trânsito e sócio educacional, com foco em segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania. Possui um conjunto de recursos didáticos/pedagógicos que possibilita aos educadores, alunos e comunidade escolar novas situações que ajudam a promover atitudes e conceitos de segurança no trânsito, orientadas por valores como: solidariedade, inclusão, segurança, respeito e ética em parceria com a Educação.

Espetáculo “Caipira”

Com nuances rústicas, a peça trazida pelo BUZUM: “Caipira” é um verdadeiro resgate do povo e cultura do interior do Brasil mesclando com tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais, além de ser uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, com seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país aliado a ações de preservação do meio ambiente.

A história é encenada pelos divertidos atores, um casal e sua filha moram em um pequeno sítio, onde criam alguns animais. O clima é de muita paz, até que alguns vizinhos maldosos começam a matar os animais selvagens e derrubar árvores para poderem construir uma fábrica no local. O casal tenta em vão conversar com eles para que escolham outro local, longe da mata, mas os homens não ouvem e continuam a construção.

No criativo conto teatral, Manu, a esperta filha do casal, resolve pedir ajuda para os “seres encantados” e convoca o Saci, o Curupira e o Lobisomem para prepararem algumas armadilhas e salvarem a floresta.

Foram sete sessões de 20 minutos cada, de manhã e tarde, em que as crianças tiveram a oportunidade de interagir com os artistas e conhecer um pouco mais do povo e cultura do interior do Brasil, já que a peça teatral mescla tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais. Além disso, “Caipiras” é uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, com seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

O público também teve a oportunidade de levar o aprendizado da história para casa, através de cartilhas distribuídas ao final dos espetáculos, tanto para os alunos, quanto para os professores que complementam as ações pedagógicas realizadas pelas escolas.

Mais sobre o programa “Caminhos para a Cidadania”

É um dos maiores investimentos sociais do Grupo CCR, viabilizado por meio do Instituto CCR e desenvolvido pelas concessionárias nas regiões onde atuam. O programa propõe ampliar o pensamento coletivo e a mudança de comportamento para a preservação da vida, segurança no trânsito e cidadania. Caminhos para Cidadania está presente em mais de 80 municípios, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Desde sua criação, em 2002, já atendeu a mais de 3,4 milhões de alunos e 127 mil educadores da rede pública de ensino. Mais informações no site www.caminhosparaacidadania.com.br

Sobre o Instituto CCR

Completando 5 anos em 2019, o Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de estruturar a gestão de projetos de Responsabilidade Social apoiados há mais de 15 anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Cultura e Esporte; Educação e Cidadania; Meio Ambiente e Segurança Viária; Saúde e Qualidade de Vida. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado cerca de 600 projetos para mais de 150 cidades no Brasil e no exterior, que, desde 2003, já beneficiaram 10,7 milhões de pessoas com investimentos de R$ 291 milhões em projetos estruturados. Saiba mais em

CLIMA TEMPO - Cidade de São Roque / SP
25/06/2019
12°C MIN 27°C MAX
26/06/2019
11°C MIN 27°C MAX
27/06/2019
14°C MIN 24°C MAX
28/06/2019
15°C MIN 26°C MAX
29/06/2019
15°C MIN 25°C MAX
30/06/2019
15°C MIN 25°C MAX
Rodapé
Mapa Endereço: Rua: São Paulo, nº 966 - Taboão
São Roque - CEP: 18135-125
Atendimento Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, das 10:00 às 16:00 horas.
Telefone Telefone para contato:
Newsletter INFORMATIVOS DA PREFEITURA - Cadastre seu e-mail