01 MAR 2023
BEM ESTAR SOCIAL
Posto Municipal do Cadastro Único inicia suas atividades em São Roque

A Prefeitura de São Roque conta agora com o Posto Municipal do Cadastro Único. O local funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30 e está localizado na Av. Antonino Dias Bastos, 1009, no centro da cidade, sendo um local exclusivo para atendimento de registro e atualização do Cadastro Único, contando com uma equipe dedicada a realizar esta tarefa.

O Cadastro Único é um importante instrumento de política pública, direcionado para pessoas em situação de baixa renda ou vulnerabilidade social, servindo como a porta de entrada para a solicitação dos benefícios socioassistenciais fornecidos pelo Governo Federal, além de ser necessário para diversas ações estaduais e também municipais.

Ter um ponto específico para este cadastro é um grande diferencial para São Roque, pois permite que o município não só conte com uma equipe voltada exclusivamente para a realização deste importante atendimento, como também o amplie, realizando buscas ativas para inserir pessoas e famílias que se encaixem no perfil do CadÚnico e que, por qualquer razão, ainda não tenham realizado o registro.

Entre as atividades regulares do Posto Municipal do Cadastro Único também está a realização de mapeamentos dos bairros mais afastados e com maior dificuldade de acesso para, além de fazer o atendimento no local, levar o CadÚnico a quem tem mais dificuldade de chegar aos CRAS ou à área central da cidade.

Destaca-se ainda que a locação do imóvel e a aquisição do mobiliário não trouxeram despesas ao município, sendo custeados com recursos destinados pelo Governo Federal.

“Um projeto idealizado e executado com muita responsabilidade e carinho para ampliar o atendimento à população de São Roque e mapear com mais eficiência as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade social e assim, promover novas políticas públicas, ascensão social e o aporte de mais recursos federais no orçamento da cidade, pois, quanto mais o Município insere as pessoas que têm o perfil para o CadÚnico no banco de dados federal, mais a cidade é contemplada com novos recursos”, afirmou a Diretora de Bem Estar Social, Simone Judica.

Para realizar ou atualizar o cadastro, é necessário apresentar todos os documentos pessoais originais dos membros da família, como RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento (para crianças que não tem RG) e certidão de casamento. O serviço é exclusivo para moradores de São Roque e não precisa de agendamento prévio.

Os munícipes que encontrarem dificuldade para comparecer ao Posto Municipal do Cadastro Único poderão obter passes de ônibus nos CRAS, sendo a concessão do benefício avaliada pela equipe técnica. Assim como a locação do imóvel, os passes de ônibus também são custeados com recursos federais, como forma de garantir o acesso de toda a população desprovida de recursos financeiros ao CadÚnico.

“É importante esclarecer que a abertura do Posto Municipal do Cadastro Único veio para ampliar o acesso da população a esse serviço, já que os CRAS não deixarão de realizar a orientação e o atendimento aos munícipes e ainda ganharão ainda mais eficiência para utilizar os dados do CadÚnico na ampliação da oferta da proteção social básica aos munícipes ”, destaca a Gestora do Cadastro Único no Município, a assistente social Ana Cristina Antônio Alda.