Enfermeiros e profissionais das UBSs recebem treinamento de primeiros socorros

07/06/2019 às 10:28:00

A fim de aprimorar os serviços ofertados à população, o Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque, por meio de parceria com a equipe de resgate 192, está promovendo treinamento de noções de primeiros socorros para enfermeiros e profissionais que atuam na Rede Básica de Saúde.

Na última sexta-feira (31), a ação ocorreu na UBS/PSF Villágio Emília, na Vila Amaral. A palestra abordou manobras e técnicas de desengasgo em bebês e maiores de 1 ano; atendimentos a vítimas de traumas, acidentados e com paradas cardiorrespiratórias. A dinâmica também incluiu simulação de procedimentos em equipamentos, como manequins, por exemplo.

A capacitação foi facilitada pelo enfermeiro da Rede, Léo Rodrigues, graduado em enfermagem, com pós em urgência e emergência e diversas atualizações na área, incluindo cursos de trauma pré-hospitalar, procedimentos cardíacos e suporte pediátrico, promovidos pela American Heart Association.

“Manter a equipe atualizada é uma das nossas preocupações e rotina. Quanto aos primeiros socorros, sabemos que muitas vezes é na UBS que o paciente em situação de emergência chega, devido à proximidade com a residência. Por isso, a necessidade de oferecermos o atendimento imediato que pode evitar a piora do quadro e até salvar vidas”, conclui a diretora de Saúde, Daniela Groke.

As demais UBSs também, estão recebendo o treinamento. Há previsão de estender o projeto para a Rede Municipal de Educação.