MapaTelefone para contato:
Mapa Rua: São Paulo, nº 966 - Taboão
São Roque

05/11/2015
› 2ª Semana de Conscientização e Preservação do Patrimônio Histórico, Natural e Cultural prossegue nesta sexta-feira e sábado em São Roque

Teve início na segunda-feira, 03, no CEC – Brasital, com apoio da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, a 2ª Semana de Conscientização e Preservação do Patrimônio Histórico, Natural e Cultural do município.

A abertura do evento, contou com a explanação da Presidente e arquiteta do COMPREHA Aline Oliveira de Lucia, o qual apresentou os temas que estão sendo abordados no evento. As ações, foram elaboradas, em parceria com os membros do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de São Roque.

A grade de programação, na terça-feira, 04, contou com exposição do Patrimônio Imaterial nos Bairros, além da contação de histórias na Biblioteca. Já na quarta-feira, ocorreu pela manhã, uma palestra sobre “Técnicas Vernaculares”.

Nesta quinta-feira, ocorreu pela manhã na Brasital, uma palestra sobre Patrimônio Imaterial com a Mestre Karina Teixeira, que falou sobre o tema “patrimônio histórico, além de compartilhar sua experiência como pesquisadora na área”.

No período da tarde, na Escola EMEF Prof. Joaquim Silveira Santos, será realizada uma oficina de Bonecas Abyomi – Boneca que foi inventada no porão do navio negreiro, onde abayomi tem origem iorubá, e costuma a ser uma boneca negra, significando aquele que traz felicidade ou alegria. Haverá também uma Roda de Conversa para trocas de experiências entre público e a pesquisadora Karina.

ATIVIDADES PROSSEGEM NESTA SEXTA-FEIRA E SÁBADO:

06/11/2015 – Sexta-feira

10h30 – Brasital – Palestra da Uva, Vinho e Alcachofra, que acontecerá com Socióloga e pesquisadora Cida, que tem vasta experiência na área de “cultura do vinho em são roque e gastronomia dos imigrantes italianos”

14h30 – Biblioteca – Identidade no Bairro Planalto Verde – Representantes da Associação do Planalto Verde, apresentarão um trabalho, referente a construção de identidade do bairro que os mesmos realizaram, com nomeação das ruas, utilizado nomes de árvores brasileira, além de falarem da importância da constituição das associações para fortalecimento do bairro.

15h30 – Praça da Matriz – Footing na Praça – Relembrando Costumes – Conselheiro Valdir Bento e Mauricio Volcov do COMPREHA organizaram junto aos membros do EJA, uma ação característica do são-roquense nas décadas passadas na Praça da Matriz, relembrando antigo costumes.

07/11/2015 – Sábado

10h30 – Brasital – Palestra com tema “Patrimônio no Brasil e perspectiva histórica” com palestrante José Faia Neto, ex-funcionário do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

14h30 – Praça da República -  Serenata – Apresentação musical com Grupo de Choro e Seresta de São Roque, que foram contemplados com recursos do Fundo Municipal de Cultura, onde, por meio de apresentações musicais, buscam o resgate a cultura de serestas do município.

15h30 – Praça da República -  Encerramento

Todos Eventos São Gratuitos e Aberto ao Público

CLIMA TEMPO - Cidade de São Roque / SP

19/10/2017
IUV = 11.0
20°C MIN 31°C MAX
20/10/2017
20°C MIN 28°C MAX
21/10/2017
18°C MIN 31°C MAX
22/10/2017
IUV = 11.0
20°C MIN 26°C MAX
23/10/2017
17°C MIN 30°C MAX
24/10/2017
18°C MIN 33°C MAX
Rodapé
Mapa Endereço: Rua: São Paulo, nº 966 - Taboão
São Roque - CEP: 18135-125
Atendimento Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, das 10:00 às 16:00 horas.
Telefone Telefone para contato:
Newsletter INFORMATIVOS DA PREFEITURA - Cadastre seu e-mail