29/04/2010 - São Roque - SP

Capela e a casa grande do sítio Santo Antonio integram projeto da Secretaria da Educação do Estado

Foto: Litisen Pinheiro

O local estará aberto para visita das escolas até dezembro, o agendamento deve ser feito antecipado

A capela e a casa grande do sítio Santo Antonio estão recebendo desde a última semana grupos de alunos de escolas públicas estaduais da região que visitam o patrimônio histórico de São Roque para aprender mais sobre a história do Estado de São Paulo. A ação faz parte de um projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Lugares de Aprender: a Escola Sai da Escola, incluso no programa “Cultura é Currículo”.

Neste projeto os alunos do ensino fundamental e médio estudam os Bandeirantes e depois visitam lugares históricos. Lugares de Aprender: a Escola Sai da Escola, tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo, e foi concebido em acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP).

A visita ao patrimônio histórico de São Roque é proporcionada por meio de um termo de cooperação entre Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e a prefeitura  que disponibiliza um monitor e um professor da rede municipal para orientar os alunos no local.

O projeto foi retomado este ano. Em 2009, São Roque foi escolhida pela Secretaria e recebeu mais de três mil alunos da rede estadual de escolas de Ibiúna, Araçariguama, Mairinque, Vargem Grande Paulista e também do município.

As visitas são agendadas antecipadamente pelas escolas na delegacia de ensino local e acontecerão até dezembro todas as terças, quartas e quintas-feiras. No programa, os estudantes assistem a um vídeo de oito minutos que fala do Vinho e da fundação do patrimônio histórico gravado pela TV Cultura, recebem orientações sobre a história do local e depois com o monitor percorre as dependências do sítio.

Os alunos aprovam a iniciativa e destacam que as visitam aos locais históricos ajudam no aprendizado. “É interessante conhecer a história dos Bandeirantes e saber como tudo aconteceu, nada mais interessante do que visitar os locais que fizeram parte dessa época, isso contribui para o nosso aprendizado”, comentam as alunas do 2º colegial da escola Umberto Victor Azzo de Araçariguama, Jéssica Reis e Aline Maria, que estiveram em visita ao Sítio Santo Antonio na quinta-feira, 22.

O chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello, também comenta que sempre teve a intenção de fomentar o município para o turismo pedagógico e que esse projeto tem aberto a oportunidade.

Visita de escolas da rede municipal

A visita será aberta também para grupo de alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental da rede municipal de ensino de São Roque que já deve começar no início de maio.

Segundo o coordenador pedagógico, Jailton Nunes de Almeida, antes será proporcionada aos professores a visita ao local para conhecerem a finalidade do projeto e, posteriormente, realizarem um trabalho mais aprofundado com os alunos.

Melhor Visualizado em 1024x768 - © Copyright 2009, Prefeitura de São Roque. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Guia São Roque