22/04/2010 - São Roque - SP

Efaneu e prefeitos da região de Sorocaba formalizam consórcio para buscar recursos para o “Trem Turístico Sorocabana”

O prefeito Efaneu Nolasco Godinho e mais 11 representantes municipais se reuniram na última quinta-feira, 15, no gabinete do prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi para formalizar  a criação de um consórcio intermunicipal para angariar recursos para a implantação do projeto “Trem Turístico Sorocabana”.

O consórcio tem como objetivo a cooperação técnica e financeira para a gestão e a proteção do patrimônio urbanístico, paisagístico e turístico comuns aos municípios participantes.

Cada prefeito recebeu uma minuta de projeto de lei, que precisa agora ser aprovado na Câmara dos Vereadores de cada município. Segundo Lippi, essa é uma etapa importante porque com a aprovação nas respectivas câmaras, o consórcio estará apto para receber auxílio, contribuições e subvenções do Governo Federal e Estadual.

O grupo de prefeitos também já trabalha na elaboração de quatro roteiros pré-definidos: Roteiro Itupararanga (Sorocaba à Votorantim), Roteiro Varnhagen, (Sorocaba à Floresta Nacional de Ipanema), Roteiro dos Italianos (ligando Sorocaba ao município de Pereiras e passando por Iperó, Boituva, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista) e o Roteiro do Vinho (Sorocaba a São Roque passando por Alumínio e Mairinque).

De acordo com o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello, que acompanhou o prefeito Efaneu na reunião, a estrutura como os carros e das locomotivas para a implantação desses roteiros será viabilizada por meio do consórcio.

Um projeto turístico

A reunião contou com a participação de prefeitos das cidades parcerias ao projeto, como Mairinque, Pilar do Sul, Cerquilho, Iperó, Jumirim, Laranjal Paulista, Boituva, Conchas, Alumínio e Pilar do Sul, além de Sorocaba e São Roque. Na ocasião todos enfatizaram que o projeto é focado na implantação de  um trem turístico e não de transporte ferroviário suburbano. “Temos que ficar atentos a isso, porque essa é a finalidade do consórcio e não um trem metropolitano ou suburbano. Isso não é competência dos municípios”, reforçou.

Reconhecimento

Vitor Lippi teceu elogios ao prefeito Efaneu pelo trabalho e investimentos que vem realizando para concretizar o projeto do Trem Turístico em São Roque e destacou que a cidade é um exemplo para a iniciativa do projeto do Trem Turístico Sorocabana.  Na oportunidade ele enfatizou ainda: “nunca estivemos tão próximos de realizarmos esse sonho. Para as coisas darem certo é necessário vontade política, conhecimento e organização, como estamos fazendo hoje aqui”, disse Lippi enfatizando a importância da união dos prefeitos para o andamento do projeto.

Segundo o prefeito Lippi, a Sorocabana foi um símbolo importante para muitas famílias que viveram em função da ferrovia. “o consórcio será a maneira de resgatar a história, a questão turística e todos os benefícios que ela pode trazer”, explicou.

O prefeito Efaneu está empenhado junto com os outros municípios para o desenvolvimento e implantação do Trem Turístico Sorocabana. Ele afirma que está otimista com o projeto e que também será um ponto importante para fortalecer o projeto do Trem Turístico com a Maria Fumaça que será implantado na cidade com o itinerário São Roque – Mairinque – Canguera.

Foto: Litisen Pinheiro

No encontro Efaneu destacou a importância do trem ser exclusivamente para uso turístico

Melhor Visualizado em 1024x768 - © Copyright 2009, Prefeitura de São Roque. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Guia São Roque