02/10/2009 - São Roque - SP

Alunos da Emef do Carmo participam de evento em homenagem aos Quilombolas

A apresentação de mímica dos alunos de São Roque foi elaborada pelos professores do período integral

Alunos de 5ª a 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rabindranath Tagore dos Santos Pires, do Bairro do Carmo em São Roque participaram de uma apresentação cultural no Centro de Formação Continuada dos Professores de Osasco, que abriga até o próximo dia 3 a exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência, uma coleção de fotografias do fotógrafo e documentarista André Cypriano.

A apresentação de mímica dos alunos de São Roque, elaborada pelos professores do período integral de dança e ginástica artística Renato Mendes da Silva e Carlos Ribeiro Pedroso foi prestigiada pela comunidade local e convidados de São Roque, como familiares e ex- alunos da escola que acompanharam o grupo.

Segundo a diretora da escola Helena Novelin, o auditório também estava cheio de alunos, professores e coordenadores das Escolas Municipais. “Todos nos receberam com muito amor”. Para ela a participação neste evento foi importante para estes alunos, que se orgulham por pertencerem a um antigo quilombo. “Eles fazem parte desta história como cidadãos que transformaram a realidade e a mudaram para melhor”, disse.

Patrimônio histórico

O bairro do Carmo, um dos mais antigos de São Roque, foi tombado pelo Instituto Cabepec, por ser o único Quilombo existente na região tratando a Casa Grande como Monumento Histórico. As diretrizes, os métodos e os critérios de intervenção que regem este trabalho são estabelecidos internacionalmente por meio da Carta de Veneza – documento conclusivo do Congresso Internacional de Monumentos e Sítios realizado em Veneza em 1964, que ordenou os trabalhos de restauração.

A região tem reminiscências da origem quilombola no município e possui duas construções contemporâneas ao período da escravidão caracterizadas como Casa Grande e Senzala.

Melhor Visualizado em 1024x768 - © Copyright 2009, Prefeitura de São Roque. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Guia São Roque