14/01/2011 - São Roque - SP

Governo Municipal dá dicas para melhorar a qualidade da coleta de lixo

Ficar atento ao horário e dia da coleta, se preocupar com o armazenamento dos resíduos e não depositar entulhos em lugares impróprios são alguns cuidados que os cidadãos devem ter quando o assunto é coleta de lixo.

A chefe da Divisão de Meio Ambiente e engenheira ambiental, Juliana Caldevilla, da Prefeitura da Estância Turística de São Roque dá algumas dicas para que a coleta ocorra de forma tranquila e para a cidade ficar sempre limpa.

Instalar lixeiras altas, usar saco preto próprio para lixo e não depositar os entulhos em terrenos baldios são ações importantes e que, para a engenheira ambiental, devem ser levados a sério pela população. “Se todos colocarem lixeiras o coletor consegue ver o lixo mais fácil, sem ter o risco de deixá-lo para trás. O uso do saco preto também é fundamental, já que ele é mais resistente que sacolas plásticas de super mercado, e dificilmente rasga na hora do coletor jogar o lixo no caminhão”, explica.

Para Juliana, o mais importante é que o morador fique atento ao horário da coleta. “O caminhão passa por cada bairro pelo menos duas vezes por semana, se o morador não ficar atento com o horário da coleta seu lixo não será recolhido e permanecerá em frente a casa por mais tempo”, alerta. “O lixo parado em frente à casa fica propício para que animais espalhem pela calçada e assim vem o desenvolvimento de larvas e  odores indesejados”, ressalta.

Queimar o entulho também deve ser evitado. Se o caminhão de coleta não chega a algum bairro o morador deve direcionar seu lixo para um bota fora licenciado.

“Somos todos responsáveis pela limpeza da cidade, se todos colaborarem teremos um lugar mais bonito para morar e receber os turistas. A prefeitura está fazendo a parte dela, disponibilizando a coleta e cuidando sempre do município. A população é o nosso maior fiscal e deve sempre nos alertar de irregularidades”, frisa a chefe de Meio Ambiente da cidade.

Melhor Visualizado em 1024x768 - © Copyright 2009, Prefeitura de São Roque. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Guia São Roque