Calendário de Eventos

JANEIRO

Festa de São Benedito – Celebração religiosa realizada na igreja dedicada ao santo e construída por escravos em 1855. A programação inclui missas, quermesse e manifestações artísticas. No dia 6 de Janeiro, dia de Reis, acontece a tradicional procissão que tem em seu itinerário as ruas centrais da cidade.

 

FEVEREIRO

Carnaval - O carnaval de São Roque é um dos mais fortes do interior do Estado. A cidade possui seis escolas que todos os anos levam para a Avenida Bandeirantes (centro) milhares de pessoas para acompanhar os desfiles.  Os foliões ainda têm a opção de brincar nos trios elétricos ou nos tradicionais bailes e matinês promovidos pelos clubes da cidade.

 

MARÇO

Open de Vôlei de Praia, Beach Soccer e Beach Basquete - Eventos esportivos que agitam o mês de fevereiro e contam com a participação de equipes de todo o Brasil. 

  

ABRIL

Festa do Peão de São Roque – Evento que faz parte do Circuito Barretos de Rodeio e é uma das etapas do Campeonato Nacional. Reúne milhares de pessoas de diversas localidades que vem ao município para acompanhar as provas e assistir aos shows. 

Corrida de Aleluia – Realizada sempre nos sábados de Aleluia, é uma das provas de pedestrianismo mais antigas do Estado de São Paulo com mais de 60 anos de tradição. O percurso de 8 km abrange as ruas centrais e é oficializado pela Federação Paulista de Atletismo, característica que tem atraído atletas de alto nível do Brasil e do exterior.

 

MAIO

Romaria dos Cavaleiros de São Jorge – Principal manifestação  folclórica da cidade. Com saída sempre no dia 30 de abril e retorno no dia 1º de maio,  a peregrinação a Pirapora do Bom Jesus é feita por centenas de cavaleiros que enfrentam estradas de terra e poeira para manter a tradição viva. 

Encontro de Carros Antigos – Com o  Recanto da Cascata como cenário, o Encontro de Carros Antigos de São Roque ganha força e visitantes a cada ano. Em média, 200  veículos antigos de todas as marcas e modelos participam do evento que ainda traz: mercado de pulgas, workshops específicos, feira de artesanato, exposições e apresentações musicais.

 

JUNHO

Festa das Nações - Festa que traz a alegria e tradição de todas as colônias de imigrantes em São Roque. Atos solenes, programações culturais e comidas típicas são algumas das atrações do evento que costuma reunir os imigrantes italianos, seus descendentes e turistas.

 

JULHO

Festival de Cerejeiras BunkyosA festa, realizada no Clube Kokushikan, Bairro do Carmo, é composta por danças e comidas típicas japonesas. As cerejeiras nesta época do ano estão em período de floração atraindo um grande número de visitantes.

Festival de Orquídeas e Plantas Ornamentais - Evento realizado no Recanto da Cascata com grande variedade de orquídeas e plantas ornamentais.

Festival de Inverno no Ski Mountain Park – durante o mês de julho acontecem diversos eventos como shows musicais, encontros de bandas, blues, festival gastronômico, etc.  Site - www.skipark.com.br .

Festa de Nsa. Sra do Carmo – realizada no Bairro do Carmo, uma das festas religiosas mais tradicionais da cidade, ocorre sempre próximo ao dia de Nossa Sra do Carmo (16 de julho), reunindo grande número de devotos e participação de afro-descendente, pois neste bairro localizava-se um importante quilombo.

 

AGOSTO

Festas de Agosto – A principal festa religiosa da cidade que tem como homenageado São Roque, o padroeiro da cidade. Originada na união do povo para construção da Igreja da Matriz, a festa possui uma programação bastante tradicional:

1º Domingo de Agosto - Abertura oficial com o desfile conhecido como Entrada dos Carros de Lenha (período da manhã), evento com a participação de carros de lenha com tração animal e mobiliza centenas de devotos que, assim como na época da construção da igreja, doam cargas de lenha à paróquia de São Roque. O desfile lota as ruas do centro e dá inicio à quermesse e shows que fazem parte da programação oficial.

15 de Agosto – Alvorada, Procissão de Nossa Senhora, Baile de Aniversário da cidade no São Roque Clube.

16 de Agosto – Aniversário da cidade. As festividades começam com a Alvorada, Missa Campal e  confecção dos tapetes de serragem tingida que enfeitam as ruas que compõem o trajeto da procissão. Às 17h procissão de São Roque pelas ruas centrais da cidade, ato de fé que mobiliza toda a população e emociona os devotos.

 

 

OUTUBRO

Expo São Roque – Principal evento turístico da cidade que tem como carro chefe as alcachofras e os vinhos de São Roque. Realizada nos fins de semana do mês de outubro, no Recanto da Cascata, oferece apresentações musicais, danças, exposições, workshops, opções gastronômicas e  venda de produtos.

 

NOVEMBRO

Dia do Bandeirante -  Evento cultural e artístico que homenageia as origens de São Roque e do Estado de São Paulo. Realizado no Sítio Santo Antonio, local tombado pelo Iphan como patrimônio histórico, que abriga duas das principais edificações (Casa Grande e Capela) do período colonial.

 

DEZEMBRO

Natal Iluminado – Ação que enfeita o centro da cidade com milhares de luzes e mobiliza os moradores a enfeitarem suas casas. Possui programação artística como a apresentação de corais, teatro entre outras.

 

Mais informações na Divisão de Turismo, por meio dos telefones (11) 4712-5664 / 9364 8757, ou pelo e-mail turismo@saoroque.sp.gov.br

 

Melhor Visualizado em 1024x768 - © Copyright 2009, Prefeitura de São Roque. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Guia São Roque